Notícias

Psicologia UNINOVE faz reflexão sobre Juquery

VG_PALESTRA_O_CAPA_BRANCA_040417_WALTER_FARIAS_E_DANIEL_NAVARRO_SONIM (5...
04/04
por Uninove

Alunos do curso de Psicologia da UNINOVE participaram no dia 4/4 da palestra com autores do livro “O Capa-Branca”, o jornalista Daniel Navarro Sonim e o personagem real da obra Walter Farias, ex-atendente de enfermagem que trabalhou na instituição e que depois acabou ficando doente e internado em um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil, o Hospital Psiquiátrico do Juquery, em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo.

Na palestra, Walter Farias relata sua experiência profissional e como se tornou um paciente do Juquery: “Eu aposto que muita gente nem imagina quais são os verdadeiros limites da loucura. Mas será que a mente humana possui limites?”, desafia Walter.

Casa dos Horrores

A história do Asilo de Alienados mais famoso do Brasil começou em 1895 – dirigido pelo psiquiatra paulista Francisco Franco da Rocha, com projeto arquitetônico assinado por Ramos de Azevedo – e em 1929 passa a denominar-se Hospital e Colônia de Juquery.

Na década de 1970, quando Walter Farias passou a ser paciente da instituição onde trabalhava, segundo dados oficiais, a população era de 18 mil pacientes, todos vivendo em condições comparáveis a um campo de concentração. Sem autonomia para cuidar-se e abandonados pelas famílias, eram submetidos a toda espécie de “tratamentos” horríveis e maus-tratos. Os altos índices de internos também se relacionavam ao aumento dos movimentos migratórios, desemprego e marginalidade.

“Só o fato de sair de lá e estar hoje vivendo em sociedade já é uma grande vitória”, comenta o ex-funcionário que viveu na pele o drama vivido pelos pacientes e moradores do hospital, em Franco da Rocha.

Já o jornalista relacionou dados alarmantes da época em que as pessoas eram abandonadas em hospitais psiquiátricos, vivendo em condições degradantes e desumanas. No Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, nos anos 1970, os internos tinham uma rotina comparável àquela do sistema carcerário brasileiro. A palestra mostrou o quanto é recente a história dos maus-tratos a pacientes psiquiátricos.

Relacionados