Professor e alunos publicam livro internacional

por uninove

Publicação representa a abertura internacional de reconhecimento de grupos especializados em Segurança da Informação fora do Brasil.

E-bookMalware Analysis Using Volatility - Uninove

Seu computador ou smartphone pode em algum momento da vida útil ter sido atacado por um malware, um software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações.

Com base nessas ocorrências e nos temas desafiadores na área de segurança da informação das revistas eForensics e Pentest Magazine, o Prof. Dr. Paulo Henrique Pereira, docente da UNINOVE, com a participação de alunos e ex-alunos dos cursos de Informática produziram o livro (formato e-book) Malware Analysis Using Volatility.

O conteúdo trata do uso do framework Volatility (coleção completa de ferramentas open source implementadas para a extração de dados digitais da memória volátil – RAM) para a análise de imagens de memória RAM de máquinas infectadas (ou não) por malwares. O objetivo é apresentar técnicas de diagnóstico do vírus em memória RAM, mostrando como a análise forense (realização de investigação de crimes usando evidências a partir de dados digitais para descobrir quem foi o responsável por um determinado crime em particular) ao vivo é uma técnica indispensável nos momentos atuais.

O professor orientador comenta a colaboração dos alunos: “Além de contribuir na elaboração de parte de artigos escritos, os alunos também trabalharam com a parte prática, seja desenvolvendo código para a pesquisa seja testando os códigos em servidores montados pela equipe”.

Ele ainda ressalta que o grupo de pesquisa discute aspectos avançados de segurança e de respostas a incidentes, assim para os alunos, a publicação do e-book representa a abertura internacional de reconhecimento em grupos especializados neste tema fora do Brasil.

Com a orientação do professor, fizeram parte da pesquisa e composição do livro os alunos: Tiago Nascimento Silva, Juliano Falcão Borba Sato e Mike Garcia, do curso de Tecnologia da Informação. Contribuíram também Renato Basante Borbolla, formado em Tecnologia em Segurança da Informação; Thiago Geronimo Ferreira, especializado em MBIS em Segurança da Informação e Rubens Louro Vieira, graduado em Ciência da Computação, da UNINOVE.

Para ter acesso ao livro (e-book) clique aqui. O valor é $79,00, podendo ser adquirido no mesmo link e com pagamento em cartão de crédito.