Infraestrutura

Mestrado e Doutorado em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde

A infraestrutura do PPG permite a realização das seguintes metodologias: Dinamometria isocinética; Ergoespirometria; Estudos clínicos, Levantamentos epidemiológicos, Relatos de casos clínicos, Processamento de amostras para análise bioquímica; Processamento histológico de amostras para inclusão em parafina ou resina (Paraplast) para cortes semi-finos; Processamento de amostras congeladas para cortes histológicos em criostato; Colorações histológicas como hematoxilina e eosina, PAS, picrossírius, Azul de Lilly, tricrômico de Masson; Reações de imunohistoquímica e imunocitoquímica com revelação por peroxidase; Reações de imunofluorescência; Detecção e quantificação de proteínas por imunoensaio (ELISA); Cultura de células (linhagens de macrófagos, fibroblastos, osteoblastos, mioblastos, células tumorais, culturas primárias, células tronco de origem dental e umbilical estão sendo correntemente utilizadas); Diversos ensaios de atividade celular (migração, invasão, transformação, viabilidade, proliferação, atividade enzimática, etc.); Western blotting; Extração de DNA e amplificação por PCR em tempo real; Eletroforese por focalização isoelétrica; Zimografia; Análise de imagens e quantificação celular por meio de aplicativos e softwares; Eletromiografia; Citometria de fluxo; dentre outras.

Os laboratórios e clínicas, que dão suporte ao desenvolvimento das metodologias citadas, estão descritos a seguir. Todos possuem técnicos com formação específica e treinamento, materiais de apoio didático, pedagógico e microcomputadores. O Departamento de Tecnologia de Informática (TI) dá suporte aos equipamentos instalados nos laboratórios e avalia as futuras necessidades, sendo que todos os microcomputadores são conectados a rede local e a Internet 24 horas.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA CLÍNICA DO EXERCÍCIO

Idealizado para avaliação da etiologia e quantificação da intolerância ao esforço em pacientes portadores de cardiopatias e pneumopatias. É possível avaliar a indicação e resposta a intervenções terapêuticas. Com as diversas formas de treinamento muscular esquelético (exercício físico dinâmico, treinamento de força e estimulação elétrica neuromuscular) e também as diferentes aplicações da fototerapia, é possível comparar as respostas cardiorrespiratórias e musculares periféricas durante os diferentes tipos de exercícios e seu impacto na realização das atividades de vida diária.

NÚCLEO DE APOIO À PESQUISA EM ANÁLISE DO MOVIMENTO

Equipado para o estudo dos aspectos biomecânicos do movimento humano, em cinco subáreas: cinemetria, dinamometria, antropometria, eletromiografia e mecânica muscular. Permite a análise de diferentes formas de movimento do corpo humano, associadas aos efeitos das sobrecargas externas e internas nos tecidos do corpo humano e o estudo de efeitos de diferentes doenças e de modificações do ambiente no movimento do corpo humano.

LABORATÓRIO DE CULTIVO CELULAR

Permite a avaliação da citotoxicidade de biomateriais (estudos de curto e longo prazo), avaliação da proliferação, diferenciação, ativação e função de diversos tipos de linhagens celulares frente a recursos bioestimulantes (laser, LED, ultra-som etc), fatores de crescimento, citocinas e fármacos, etc.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR – MOLECULAR

Permite a avaliação de produtos celulares utilizando diferentes modelos in vitro e in vivo por meio de técnicas de imunomarcação, zimografia, dosagem por ELISA e expressão gênica (PCR em tempo real).

LABORATÓRIO DE HISTOTÉCNICA E IMUNOHISTOQUÍMICA

Voltado à avaliação da anatomia microscópica das células, tecidos e órgãos, em diferentes modelos experimentais. São empregadas técnicas que vão desde colorações de rotina até a identificação de produtos e componentes celulares com anticorpos específicos.

LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE MECÂNICA CARDIORRESPIRATÓRIA

Voltado à avaliação histo-morfofuncional e das propriedades mecânicas ventilatórias (componentes elásticas, viscosas e visco-elásticas cardiorrespiratórias) do pulmão em humanos e em modelos animais. Além de técnica de descelularização e recelularização de pulmões com células-tronco.

LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA

Avalia a função cardiorrespiratória e o desempenho físico de indivíduos saudáveis e de portadores de disfunções cardiorrespiratórias e metabólicas, com vistas ao fornecimento de subsídios para programas preventivos e de tratamento das disfunções dos sistemas cardiovascular, respiratório e metabólico, bem como de intervenções pré e pós-operatórias que envolvam estes sistemas.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA TRANSLACIONAL

Permite a avaliação dos efeitos do exercício físico agudo e crônico em parâmetros metabólicos, hemodinâmicos e autonômicos, bem como o desenvolvimento de técnicas bioquímicas, principalmente de avaliação de estresse oxidativo, em situações fisiológicas ou fisiopatológicas.

LABORATÓRIO de IMUNOLOGIA PULMONAR e do EXERCICIO

Investiga os aspectos imunológicos celulares e moleculares da fisiopatologia das doenças respiratórias agudas e crônicas, utilizando-se para isso modelos experimentais de asma, DPOC, enfisema, síndrome da angústia respiratória aguda, pneumonias, fibrose pulmonar e câncer, além de material de pacientes para os estudos clínicos e pré-clínicos. Também estuda os efeitos da nutrição e da suplementação alimentar, do treinamento físico e do laser de baixa potência, na resposta imunológica pulmonar e sistêmica em modelos experimentais de doenças respiratórias e também em voluntários dos estudos clínicos.

LABORATÓRIO INTEGRADO DE ANÁLISE DO MOVIMENTO

Permite a avaliação dos mecanismos utilizados pelo Sistema Nervoso Central para controlar os movimentos, utilizando esses conhecimentos no desenvolvimento de tecnologias para a prevenção e tratamento de disfunções motoras; e estudo da eficácia de novos produtos, equipamentos e medicamentos aplicáveis ao tratamento de disfunções motoras. Além disso, contribuem também a avaliação indireta dos volumes respiratórios, obtido por meio da mensuração dos deslocamentos da caixa torácica e abdômen, estimando-se os padrões respiratórios, bem como a mobilidade e sincronia dos movimentos toracoabdominais durante a respiração, por meio da pletismografia optoeletrônica (OEP). BTS Sway software.

LABORATÓRIO DE FOTOTERAPIA NO ESPORTE E EXERCÍCIO

Investiga os efeitos da fototerapia com LASERs e LEDs sobre o desempenho físico de atletas de diferentes modalidades esportivas, indivíduos fisicamente ativos, e pacientes com diferentes doenças que afetam o desempenho muscular, é composto por três setores: Dinamômetria isocinética, Bioquímica, e Ergoespirometria. São realizadas avaliações do desempenho muscular, performance cardiorrespiratória e avaliações de marcadores sanguíneos relacionados ao desempenho e a recuperação pós-exercício.

LABORATÓRIO de NEUROMODULAÇÃO E FISIOTERAPIA NEUROLOGICA

Investiga os métodos e técnicas de intervenção, utilizados no processo de reabilitação de pacientes com disfunções do sistema nervoso.

LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO

Realiza avaliações funcionais do sistema estomatognático com diferentes ferramentas e tratamentos.

LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE BIOCIÊNCIAS

Possui estrutura de apoio para atividades básicas de pesquisa.

LABORATÓRIO DE CITOMETRIA DE FLUXO

Permite a avaliação de populações e sub-populações celulares no sangue, urina ou em suspensões celulares de diferentes órgãos e tecidos, a quantificação dos níveis de diferentes proteínas em sua forma integral e fosforilada, a quantificação dos níveis de mediadores inflamatórios (citocinas, quimiocinas, moléculas de adesão, proteases, anti-proteases, fatores de crescimento), a avaliação dos processos de morte (apoptose e necrose) e proliferação celular. Permite avaliar 4 marcadores celulares simultaneamente.

Outros laboratórios

Anatomia: A UNINOVE conta com 27 laboratórios de Anatomia Humana, distribuídos nas Unidades Vila Maria (5), Memorial (7), Vergueiro (7), Santo Amaro (5) e Vila Prudente (3). A equipe de técnicos de nível superior com treinamento específico e periódico preparara e adequa as peças que serão utilizadas durante as aulas e pesquisas.

Biotério: Compreende uma estrutura física de, aproximadamente, 350m2, sendo 237 m2 no campus Vergueiro (o mesmo do PPG) e o restante no campus Memorial. Fundamentado nos parâmetros da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e na Lei nº 11.794 de 2008, tem como função reproduzir e manter animais de laboratório, de padrão sanitário convencional. Todas as atividades realizadas obedecem às deliberações da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-UNINOVE), aprovada junto ao Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA).

Ambulatórios Integrados:

Clínicas de Atendimento de Especialidades Médicas (Alergologia, Cardiologia Dermatologia, Clinica Médica, Distúrbio do Sono, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Tratamento do Tabagismo, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Promoção Geral à Saúde, Psicologia Médica, Psiquiatria, Reumatologia, Saúde Mental e Síndrome Metabólica).

Núcleo Integrado de Simulação com os Laboratórios de Habilidades Cirúrgicas, Habilidades Médicas Básicas, Habilidades Médicas – Materno Infantil, Adulto e Unidade de Emergência.

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Microcirúrgia.

Clínica Odontológica baseada nos conceitos atuais de biossegurança e ergonomia e possui 100 boxes. Cada box possui uma pia com torneira de acionamento por alavanca de pressão, uma cadeira odontológica, um equipo de 3 pontas, um refletor de 20.00 lux, uma unidade auxiliar com cuspideira sugador e bomba à vácuo, dois mochos à gás e mesa auxiliar com rodas.

Clínicas de Fisioterapia com área de 990 m2 em cinco setores: Neurologia Adulto, Neurologia Pediátrica, Cardiopulmonar, Saúde Coletiva e Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, quadro profissional altamente capacitado e infraestrutura ampla e moderna.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

O Sistema de bibliotecas da UNINOVE é composto por 8 bibliotecas presenciais e uma Biblioteca Digital. A Biblioteca do campus Vergueiro, onde está o PPG, ocupa uma área de 1.562,75 m2. A consulta e reserva do acervo pode ser feita por qualquer um dos terminais de computadores espalhados pelas bibliotecas dos cinco campi, bem como por acesso remoto via internet. Oferece acesso à informação, por meio de seu acervo bibliográfico físico, e acesso a bases de dados especializadas, via Internet, inclusive, com acesso remoto aos conteúdos assinados. A Biblioteca Digital inclui as bases de dados PROQUEST, EBSCO, UPtoDATE e Portal de Periódicos CAPES. Destaque para os serviços:

EEB – Utiliza os serviços de empréstimo entre bibliotecas. Trata-se de um acordo entre os profissionais da área que, por meio de um formulário padronizado, propõem o empréstimo de livros e outros materiais bibliográficos entre todas as bibliotecas paulistas;

PROQUEST e EBSCO – Bases de dados assinadas que dão acesso aos mais importantes periódicos internacionais. A EBSCO inclui mais de 8.000 títulos de periódicos, inclusive com texto integral, em todas as áreas do conhecimento, como por exemplo, Ciências Médicas. A PROQUEST disponibiliza 4.000 títulos de periódicos de todas as áreas do conhecimento, com ferramenta de tradução automática dos conteúdos internacionais e Listen – ferramenta para ouvir o texto, destinada a pessoas com baixa visão;

UPTODATE – Base assinada exclusivamente para área da saúde consiste em um recurso de suporte a decisões médicas, criado por médicos e baseado em evidências, das quais os médicos consultam para tomar as decisões certas no local de atendimento.

CAPES – Portal de periódicos que dá acesso texto completo de importantes bases de dados internacionais, bases de análise de Fator de Impacto, base de patentes, banco de teses e dissertações e outras publicações científicas. Acesso ás bases SCIENCE DIRECT, NATURE, SAGE, CLINICS COLLECTION, com milhares de títulos de periódicos nas áreas de saúde, dentre outras.

BIREME – Serviço de acesso a uma rede de acervos e bibliotecas universitárias na área da saúde, e interfaces com outras áreas em toda América Latina e Caribe. Por meio da consulta às bases de dados bibliográficas MEDLINE e LILACS para recuperação de referências bibliográficas de interesses, o serviço permite a solicitação de cópias dos artigos de periódicos e outros documentos via Internet.

As bibliotecas da UNINOVE utilizam os serviços de empréstimo entre bibliotecas. Trata-se de um acordo entre os profissionais da área. Por meio de um formulário padronizado, realiza-se o empréstimo de livros e outros materiais bibliográficos em todas as bibliotecas paulistas.

A Universidade Nove de Julho estabelece uma política de aquisição e atualização do seu acervo bibliográfico, visando à permanente informação e ao desenvolvimento de seus educadores, funcionários e alunos e à integração destes com a Universidade. O acervo bibliográfico é catalogado segundo o AACR2 – Código de Catalogação e adota o Sistema de Classificação Decimal Universal – CDU e a tabela Cutter para notação de autor.