Inserção social

Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Parcerias Internacionais

  1. a) Convênios com universidades estrangeiras para produção de pesquisa e conhecimento

1) Frankfurt University of Applied Sciences  (Alemanha)

No quadriênio 2013 a 2016, o MPA-GEAS firmou convênio essa universidade de Frankfurt para a condução do Módulo Internacional. Em 2016 foi realizada a terceira edição do Módulo sob coordenação do Prof. Dr. Mauro Silva Ruiz.

2) Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Foram firmados convênios com essas duas universidades para a condução de pesquisas sobre sustentabilidade e questões ambientais em universidades. O pós-doutorado do Prof. Dr. João Alexandre Paschoalin Filho, intitulado “Estudo comparativo de práticas de reciclagem, gerenciamento e reuso de resíduos de construção civil entre Brasil e Portugal” foi realizado nessa Universidade em 2012 e 2013.

3) Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (RIMAS) – www.rimas.academy

Esta rede envolveu parcerias com universidades do exterior (Portugal, Espanha, Argentina, Chile) e várias universidades brasileiras para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, palestras e mesas redondas sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Parcerias Nacionais

1) Convênio com a Tractebel Energia S/A e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Este convênio envolve parceria entre a UNINOVE, a Tractebel Energia S/A (atual ENGIE Brasil Energia) e a UFSC para a execução do projeto visando à execução do projeto n.º PD-0403-0036/2013, intitulado “Obtenção em Escala Piloto de Materiais Cerâmicos com Adição de Cinzas Pesadas de Carvão Mineral”, sob a coordenação da profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess do MPA-GeAS.

2) Convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)

Este convênio teve por objetivo de elaborar do projeto “Desenvolvimento de Plano de Gestão Ambiental e Método de Implantação Para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo”. O trabalho de diagnóstico inicial em 4 unidades piloto do TJ e contribuiu para uma pesquisa de mestrado intitulada “Eficiência Energética em Edificações – Caso Tribunal de Justiça de São Paulo”.

3) Convênio com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON)

Este convênio está em vigor desde 2012 visando o desenvolvimento de projetos de mútua cooperação técnica e científica entre as duas instituições. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: i) a promoção de reuniões com associados e acadêmicos; ii) a elaboração de publicações técnicas e projetos de iniciação científica envolvendo resíduos da construção e demolição (RCDs); e iii) apoio na obtenção de dados e informações para a elaboração de dissertações e artigos científicos. Em 2016 a ABRECON apoiou uma pesquisa de mestrado intitulada “Estudo e Caracterização de Usinas de Reciclagem de Entulho na Região Metropolitana de São Paulo”.

4) Convênio com o Hospital Mandaqui

No âmbito deste convênio os professores Dra. Claudia Terezinha Kniess e o Dr. Alexandre de Oliveira e Aguiar  ajudaram na elaboração e aperfeiçoamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital e na publicação dos resultados dos trabalhos no âmbito do convênio. Uma dissertação de mestrado foi desenvolvida no MPA-GeAS propondo soluções para melhor gerir o fluxo de resíduos de serviços de saúde internamente até o abrigo externo do hospital. Um layout da edificação e do equipamento de movimentação interna dos resíduos foi contemplado no âmbito desse estudo.

5) Parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo

Esta parceria se deu via a participação do prof. Dr. Alexandre de Oliveira e de vários alunos do MPA-GeAS nas oficinas de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Município de São Paulo (PMMA), no contexto do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimentos Sustentável do Município de São Paulo (CADES).

6) Parceria com Câmara de Vereadores da Prefeitura de São Paulo

Esta parceria envolveu docentes do MPA-GeAS e a Câmara de Vereadores da Prefeitura de São Paulo para apoiar o Vereador Gilberto Natalini na realização das edições anuais da Conferência Municipal de Produção Mais Limpa. O MPA-GeAS apoiou a 12ª edição da conferência realizada em 04 de outubro de 2013, a 13a realizada em 27 de maio de 2014 e a 14ª realizada em 22 de setembro de 2015.