III Encontro da Família UNINOVE

No último sábado (20/05), aconteceu o III Encontro da Família UNINOVE, envolvendo 600 famílias de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Nove de Julho em uma agenda lúdica e saudável, organizada pelos professores do colégio, com o apoio da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família UNINOVE, com os cursos Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Medicina.

Canto, dança e apresentações teatrais fizeram parte do espetáculo realizado pelas crianças, já os alunos e residentes das graduações da Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Liga de Saúde Bucal, Residentes Multiprofissionais, promoveram um show de ¨Educação e Saúde¨, com dinâmicas que englobaram a prática de exercícios físicos, valorizando a importância de se manter ativo da infância à melhor idade, realizados= pela Fisioterapia. Na Nutrição, os estímulos à alimentação saudável e prato modelo com a quantidade de óleo e sódio nos alimentos processados. Na Odontologia, foi incentivada a curiosidade para as diversas formas de prevenção e tratamento das doenças mais comuns, além de uma maratona de brincadeiras, com sorteios e prêmios, movimentaram a criançada.

A equipe da Psicologia abordou o bullying na escola e como lidar com esta questão no âmbito familiar.

A Enfermagem, abordou temas ligados ao controle de peso e a obesidade infantil. Todas as crianças passaram por exame biométrico, o resultado do peso, medida e linha de crescimento, foi registrado em cartões individuais, para posterior acompanhamento.

Uma forma lúdica de abordar o tema foi propor o Jogo da Amarelinha, com opções de comidas saudáveis e alimentos industrializados, através da brincadeira as crianças mostravam o que mais gostavam de comer, e a partir deste diagnóstico a equipe da Nutrição pode apresentar saídas para que as famílias encontrem saída com a oferta de lanche saudável e pratos modelo.

A UNINOVE sabe que educação e saúde caminham juntas e é por este motivo que professores, alunos, residentes da educação básica e do ensino superior se unem na missão de promoção, prevenção, manutenção da saúde e garantia de direitos fundamentais de todos os cidadãos. A informação e a conscientização são a melhor defesa contra as doenças que podem ser evitadas em todas as idades.