DuraçãoFormaçãoModalidadeUnidades
12 semestresMédicoIntegralCampus Vergueiro, Polo São Bernardo do Campo – Planalto, Polo Mauá, Polo Guarulhos, Polo Osasco e Campus Bauru

O Núcleo Integrado de Simulação UNINOVE (NIS) é um complexo laboratorial onde os futuros médicos realizam atividades envolvendo a prática médica simulada, por meio de habilidades, cenários de baixa, média e alta fidelidade, utilizando manequins de última geração e atores simulados. Ele é composto pelos seguintes ambientes:

EMERGÊNCIA

São realizados procedimentos e avaliações clínicas que contribuem para a rápida estabilidade do indivíduo que apresenta urgências traumáticas e clínicas. É comum a utilização deste ambiente desde o primeiro semestre até o período de internato para revisão de conteúdos e avaliações práticas.

UTI ADULTO

O aluno aprimora-se com o uso do raciocínio clínico e crítico. Por meio de manequim de alta fidelidade, é possível usar métodos preparatórios, técnicas e procedimentos de alta complexidade.

UTI INFANTIL

Conta com simuladores que representam bebês e crianças de alta complexidade, em que os estudantes percebem alterações clínicas e intervenções imediatas.

MATERNO-INFANTIL

Na sala de simulação materno-infantil, o futuro médico realiza procedimentos e avaliações clínicas obstétricas e infantis em cenários de baixa, média e alta fidelidade. É possível simular a assistência médica do parto à reanimação neonatal (recebimento da criança no ambiente maternal).

HABILIDADES

Esta estrutura é utilizada para aprimoramento da destreza manual em técnicas e procedimentos realizados nos ambientes hospitalares. Trabalha-se com manequins de habilidades para intubação orotraqueal, pelve para palpação de próstata, braços para punção venosa, tórax para drenagens, torsos para reanimação cardiopulmonar, manequins para punção lombar, acesso venoso central, fundo de olho e otoscopia. Há manequins também para sondagens gástricas e vesicais e negatoscópios para avaliação de radioimagens.

ESTUDOS FISIOLÓGICOS

Neste laboratório, os alunos realizam estudos fisiológicos cerebrais, respiratórios, cardiovasculares, sensoriais e movimento. Todos esses exercícios são executados por meio de um sistema informatizado com módulos de exames (eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia, testes sensoriais, monitorização da pressão arterial e da saturação de oxigênio e prova da função pulmonar).

HABILIDADES CIRÚRGICAS BÁSICAS

Oferece condições para aprendizagem das habilidades mínimas necessárias ao médico generalista vinculadas às unidades curriculares – Semiologia e Fundamentos da Medicina (disciplinas Técnica Operatória, Anestesiologia, Medicina de Urgência e Trauma) –, assim como para aprendizagem de habilidades cirúrgicas. O universitário adquire habilidades em procedimentos diversos e nas bases do atendimento inicial ao politraumatizado.

HABILIDADES CIRÚRGICAS AVANÇADAS

Fornece ao acadêmico aspectos avançados da clínica cirúrgica, permitindo a simulação de procedimentos de alta complexidade, como a videocirurgia, microcirurgia e cirurgia cardíaca, levando-se em conta a necessidade desse conhecimento para a boa formação do médico generalista, que deve estar atento às novas tecnologias para orientação dos doentes. Unidades curriculares dos Núcleos Semiologia e Fundamentos da Medicina e Sistemas Integrados desenvolvem atividades curriculares, projetos de extensão e de pesquisa neste laboratório.