Dúvidas gerais sobre os cursos EAD

  • 1. O que é Educação à Distância?

    Educação à Distância (EAD) é uma modalidade de ensino sem barreiras. Com recursos tecnológicos, você tem aulas virtuais onde estiver e quando quiser. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem.

  • 2. Como funciona?

    A Educação à Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno tem seu tempo de estudo, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado que permite o acompanhamento dos assuntos junto ao professor. A Educação à Distância da UNINOVE promove uma aprendizagem cada vez mais possível, efetiva e completa para os estudantes. O uso das tecnologias na educação, como um todo, gera melhores resultados quando usadas apropriadamente. Pensando nisso, os cursos são redesenhados para se adaptar à tecnologia, fornecendo um conteúdo rico e interativo.

  • 3. Quais são as vantagens da Educação à Distância?

    Os benefícios da Educação à Distância têm sido a busca permanente da melhoria de ensino e o atendimento a uma demanda reprimida devido à indisponibilidade de cursos e programas com tempo flexível para o estudo. A adequação de horário e aprendizado interativo faz com que a Educação à Distância alcance grande significado no panorama atual da educação em nosso país. Essa metodologia de ensino tem proporcionado também melhorias em complementaridade à modalidade de educação presencial, especialmente no que se refere à relação professor-aluno.

  • 4. Existe alguma lei que regulamente a Educação à Distância?

    Sim. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação que compõem a legislação brasileira da EAD. Todas as informações podem ser encontradas no site www.mec.gov.br

  • 5. Os cursos oferecidos pela UNINOVE são credenciados?

    A UNINOVE está credenciada a ofertar cursos à distância. O credenciamento ocorreu por meio da autorização do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial, fornecida pelo Ministério da Educação e do Desporto (Portaria nº 1.671, de 5 de outubro de 2006).

  • 6. Como funcionam as aulas de Educação à Distância?

    O curso acontece em um ambiente virtual de aprendizagem próprio – AVA UNINOVE –, com ferramentas de interação e comunicação para os participantes desenvolverem suas atividades à distância. Ocorrem também encontros presenciais para as aulas práticas, dúvidas e avaliações (conforme calendário). O acesso ao AVA UNINOVE se dá por meio da Central do Aluno. Esse acesso é individual e protegido por sistema de login e senha.

    No AVA UNINOVE o aluno encontra:

    • Conteúdo: para cada disciplina, o conteúdo estará disponível para leitura e estudo nas versões web e para impressão. Semestralmente, os alunos terão acesso ao conteúdo de todas as disciplinas que compõem o semestre. O conteúdo na versão web é composto por elementos audiovisuais que proporcionam maior interatividade e abordagem diferenciada (videoaulas, animações, áudios, infográficos, etc.);

    • Perfil: ferramenta para apresentação pessoal e inclusão de foto. Essas informações poderão ser visualizadas por todos os participantes por meio do Fórum e por “quem está online”;

    • Quem está online: ferramenta para visualização dos participantes que estão online com você no AVA;

    • Notas: visualização das notas de atividades, fóruns e avaliações presenciais;

    • Fórum: espaço de comunicação e interação do grupo. É uma ferramenta que proporciona uma “comunicação de um para muitos”, ou seja, todas as mensagens são visualizadas por todos os participantes. O Fórum tem como característica promover a participação do grupo em debates e pesquisas relacionadas ao conteúdo ou outros temas abertos pelo professor;

    • Atividade: ferramenta que disponibiliza atividades (exercícios e tarefas), preparadas pelo professor e direcionadas individualmente para cada aluno ou grupo. As respostas devem ser encaminhadas pela própria ferramenta e só serão recebidas/visualizadas pelo professor;

    • Encontro virtual: conhecido também como chat ou bate-papo. É uma ferramenta de “comunicação de um para muitos” e em tempo real;

    • E-mail: ferramenta de comunicação individual e direcionada, “comunicação um a um”. Não é necessário que ambos estejam online ao mesmo tempo. Nessa ferramenta não é possível direcionar mensagens para e-mails externos (fora do AVA).

    Com base nos conteúdos das aulas disponibilizados no AVA UNINOVE, o professor conduz todas as ações do processo de ensino e aprendizagem por meio do ambiente virtual de aprendizagem, lançando atividades (tarefas e exercícios) no sistema, corrigindo os trabalhos, postando e mediando fóruns, encontros virtuais (chats) e respondendo e-mails de dúvidas dos alunos.

  • 7. O que é AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)?

    O AVA é a sala de aula da Educação à Distância (EAD). Trata-se do sistema de gerenciamento e controle pedagógico das atividades do curso. É por meio dele que o aluno se comunica com o professor e com seus colegas de turma. No AVA, o estudante encontra o conteúdo do curso e faz todas as atividades. O AVA UNINOVE foi criado conceitualmente e desenvolvido tecnicamente pela própria UNINOVE, a partir da experiência de seis anos de EAD com outras plataformas de estudo. O AVA UNINOVE facilita o desenvolvimento de cursos virtuais, proporcionando um ambiente de ensino e aprendizado simples, rápido, colaborativo, dinâmico e flexível. O acesso do estudante ocorre por meio da Central do Aluno, onde o aluno e a UNINOVE concentram todas as informações e dados acadêmicos.

  • 8. Há aulas presenciais na EAD UNINOVE?

    Não há aulas presenciais. Existem encontros presenciais opcionais em dias úteis ou aos sábados, e um encontro presencial obrigatório por disciplina para avaliação, seguindo o calendário da matéria ou curso oferecido. Essas informações são disponibilizadas aos alunos com antecedência para que eles possam se organizar.

  • 9. Como se dá a relação entre professor e aluno?

    Na Educação à Distância, o professor precisa estar ainda mais próximo e atento às necessidades de seus alunos. Isso porque, para que haja um funcionamento pleno dessa modalidade, é essencial que sejam consultados e respondidos diariamente os recursos de comunicação, como e-mail, fórum (discussão de temas por aulas em horários flexíveis, atividade assíncrona), Chat (atividade de comunicação simultânea, atividade síncrona). Assim, o professor vai conhecendo melhor o estudante, reconhecendo-o em seu estilo de aprendizagem na medida em que se relaciona com ele.

  • 10. A Educação à Distância estabelece uma relação fria entre professor e aluno?

    É mito dizer que a Educação à Distância é fria e que não estabelece vínculos. Por vezes, o contato à distância é mais intenso, devido ao tempo e espaço disponíveis para investir na integração entre professores e alunos. Sabe-se que a modalidade presencial é importante porque oferece a oportunidade para que as pessoas se vejam diariamente, mas isso não garante que haja qualidade no contato entre elas. Temos inúmeros exemplos entre nossos estudantes e professores dos cursos de Graduação e Pós-graduação que comprovam laços de afetividade, respeito e consideração em processos educacionais, vividos na modalidade à distância. Por isso, sentimo-nos confiantes ao afirmar que tudo depende da atenção, da mediação e da qualidade investida por aqueles que estão envolvidos no processo educativo.

  • 11. O que é aprendizagem assíncrona?

    A aprendizagem assíncrona é a maneira pela qual o próprio estudante determina o tempo de duração de seus estudos nos dias da semana. Esse tipo de aprendizagem geralmente ocorre por intermédio de meios de comunicação, como internet, videoaula e material impresso. A interação entre professor e aluno é feita num intervalo de tempo não simultâneo.

  • 12. O que é aprendizagem síncrona?

    A aprendizagem síncrona é a maneira pela qual o estudante tem condições de debater em tempo real o conteúdo das aulas semanais, juntamente com o professor e outros integrantes de sua turma. Este modo de ensino trabalha a interação entre aluno e professor em dia e hora predeterminados.

  • 13. Como faço para tirar minhas dúvidas?

    O aluno terá à disposição ferramentas para se relacionar com seu professor por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Caso haja necessidade de esclarecimentos em outros âmbitos, que não estejam ligados ao conteúdo do curso, terá atendimento pelo telefone (11) 2633-9000 e/ou pelo chat.

  • 14. Não tenho habilidade com computador. Posso realizar um curso com metodologia EAD?

    É recomendável que o aluno tenha noções de como utilizar serviços e ferramentas disponíveis na internet.

  • 15. De quanto tempo devo dispor, por semana, para realizar meu curso?

    Dependendo do curso escolhido, o ideal é reservar horas de acesso como se estivesse em aula presencial, além de momentos de estudos e participação interativa em fórum e chat. Os horários são flexíveis e centrados na disponibilidade de cada aluno.

  • 16. O que preciso acessar para ter registro de frequência e notas?

    É necessário acessar todas as tarefas agendadas pelo professor, participar da leitura de conteúdo, do fórum, das ferramentas de comunicação e estudo. Todos os acessos serão registrados e a participação será contabilizada para a avaliação contínua. O aluno deverá também consultar a Central do Aluno.

  • 17. O que é Central do Aluno?

    É um local em que o estudante acompanha seus registros acadêmicos, como notas e frequência. Também funciona como uma secretaria virtual, permitindo que os alunos tenham acesso a serviços online e solicitem diversos documentos a partir de qualquer computador ligado à internet. Acesse www.uninove.br/aluno.