Projetos Realizados

1.Construção do Domus Geodésico

A atividade foi desenvolvida com uma equipe de Pibidianos, junto com o Professor-Supervisor. Foi desenvolida com duas turmas do 7º ano e 9º. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e cada grupo foi acompanhado por um aluno pibidiano. Dessa forma, ao longo da contrução, foi possível explorar e sistematizar alguns conceitos da geometria plana e espacial.

2.“Carrinho de Rolimã”

Desenvolvimento de atividades em sala de aula, abordando a questão histórica relativa à origem do carrinho de rolimã; realização do desenho/planta de cada carrinho e posterior construção dos mesmos. A metodologia aplicada no desenvolvimento da atividade é baseada na Modelagem Matemática, onde procuramos através de materiais presentes no cotidiano e por meio da análise do objeto de estudo (carrinho de rolimã), aproximar a matemática da realidade cotidiana do educando, com a intenção de desenvolver uma aprendizagem mais dinâmica, participativa, lúdica e prazerosa. A atividade foi desenvolvida com duas turmas (7º e 8º anos do ensino fundamental)

3.UNO MATEMÁTICO

Desenvolvimento de atividades em sala de aula, trabalhando a planta da casa, área, altura e perímetro. Construção de maquete da casa com palitos de sorvete e em seguida a edificação da casa. A metodologia aplicada no desenvolvimento da atividade é baseada na Modelagem Matemática, onde procuramos através de materiais recicláveis presentes no cotidiano e por meio da análise do objeto de estudo (casa), aproximar a matemática da realidade cotidiana do educando, com a intenção de desenvolver uma aprendizagem mais dinâmica, participativa, lúdica e prazerosa. A atividade foi desenvolvida com duas turmas (7º e 8º anos do ensino fundamental)

  1. Khan Academy

A atividade foi desenvolvida na sala de informática, utilizando um computador para cada dois alunos. Os alunos faziam um esquema de revezamento, ou seja, quando um estivesse operando o computador o outro auxiliava nos cálculos e na resolução da situação problema proposta. Essa atividade desenvolveu-se ao longo de todo ano letivo, uma vez por semana, em aulas duplas, sob a supervisão e planejamento do professor supervisor em conjunto com os alunos pibidianos. Essa atividade era proposta sempre depois do trabalho com a metodologia de giz e lousa.

  1. Corrida Matemática

A atividade foi realizada no campo de futebol da escola pelos alunos pibidianos, com objetivo de integrar as disciplinas de matemática e de educação física. Os alunos foram organizados em quatro grupos, sendo que um aluno de cada grupo ficou na extremidade do campo oposta do seu grupo, cada qual, atrás de uma “carteira” contendo caderno, lápis e borracha. A cada comando “valendo” um aluno de cada equipe tinha que correr até “seu representante”, retirar de uma urna um papel contendo a expressão que ele deveria solucionar. Alguns alunos pibidinianos ficaram responsáveis pela verificação da resposta e pela “liberação” deste aluno, para voltar ao final da fila de sua equipe e assim dar oportunidade para o próximo colega. A atividade foi realizada no período de uma hora e vinte minutos, durante duas aulas, separando vinte minutos para direcionar os alunos para o campo e retorná-los para sala de aula.

  1. Filtro dos Sonhos

Por meio de argolas plásticas e linha de bordar o conceito de circunferencia e círculo foi se delineando bem como o de polígonos incritos na circunferencia.

  1. Torre de Hanói

A atividade foi desenvolida em pequenos grupos supervisionados e orientados pelos alunos pibidianos. Contemplou-se duas etapas: a construção das peças que compõem o jogo a torre de Hanói e o jogo propriamente dito com a sistemátização dos conceitos matemáticos envolidos nas jogadas (sequências, padrão e regularidades.

  1. “Trilha Matemática”

Para o desenvolimento da atvidade foi construído um tabuleiro com percurso e pinos. Os alunos foram divididos em pequenos grupos  cada qual com um lider definido por eles. O lider era o responsável em sistematizar a resposta do grupo e socializar com os demais grupos. A atvidade foi desenvolida com duas turmas de 8 º e 9º anos do Ensino Fundamental.

  1. Roda-Gigante Quadrada

Tendo conhecimento prévio das ideias em estudo, os alunos foram organizados em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo recebeu um “Kit” com 28 palitos de churrasco, 8 elásticos, 8 tubos de látex e 1 pedaço de cano PVC para construção, por meio da orientação dos alunos pibidianos, da roda gigante quadrada e exploração dos conceitos matemáticos

  1. “Subindo a Montanha”

Atividade utilizada com sucesso anteriormente e aplicada novamente com algumas turmas em 2016. A mesma é desenvolvida na sala de informática, utilizando um computador para cada dois alunos. Os alunos fazem um esquema de revezamento, ou seja, quando um estivesse operando o computador o outro auxiliava nos cálculos e na resolução da situação problema proposta. Essa atividade desenvolveu-se em diversos momentos do ano letivo sob a supervisão e planejamento do professor supervisor em conjunto com os alunos pibidianos para ampliar o trabalho em sala de aula utilizando lousa e giz.

  1. Quebra-Cabeça de Equações

O Quebra Cabeça de Equações foi produzido pelos alunos pibidianos utilizando material simples como cartolina, régua, canetas coloridas e tesoura. Para montar o quebra cabeça os alunos foram dispostos em grupos para que os alunos possam discutir as expressões propostas e se ajudar mutuamente.

  1. JOGO DE MEMÓRIA – EQUAÇÃO 1º GRAU

A atividade foi aplicada com alunos do 7° ano do ensino fundamental com o objetivo de fixar os conceitos trabalhados pelo professor da turma.  O Jogo é composto de 40 peças em formato de dominó, sendo 20 peças (fundo claro) contendo equações e 20 peças (fundo escuro) contendo os resultados das equações.  Foram montados grupos com 3 alunos, disputando entre si.

Esta atividade foi utilizada em 2015 com o objetivo de favorecer a aprendizagem. Neste momento foi aplicada para fixação do conteúdo trabalhado anteriormente.

  1. Divisibilidade

Cada grupo de alunos recebeu uma quantidade de amendoins e alguns copinhos descartáveis. Os amendoins representam o total a ser dividido e os copos a quantidade a dividir. Cada grupo  resolveu as situações-problema propostas pelos alunos pibidianos utilizando o material que foi disponibilizado. Em seguida discutiu-se os resultados obtidos procurando estabelecer relações  e identificar padrões padrões. A atividade foi desenvolvida com uma sala de 6° ano com 26 alunos.

 

  1. O Relógio e os Ângulos

Os alunos pibidanos tiveram a oportunidade experimentar o trabalho com construção geométrica utilizando o compasso. Tiveram a oportunidade de avaliar criticamente as potencialidades e fragilidades deste tipo de recurso para o ensino de matemática.

  1. MathCraft: o uso do Papercraft no Ensino da Matemática

Os alunos pibidianos levaram para sala de aula várias planificações de personagens da cultura pop obtidas na internet para trabalhar as ideias trabalhadas pelo professor da sala. A atividade foi desenvolvida com duas turmas (7º e 8º anos do ensino fundamental)