Seminário nacional de pesquisa

Seminários Nacionais de Pesquisa da UNINOVE

Confira como foram os eventos e participe dos próximos.

  • I Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

O I Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE contemplou, especialmente, os professores pesquisadores. Sua organização, realizada em 1 e 2 de dezembro de 2006, ocorreu simultaneamente ao III Encontro de Iniciação Científica da UNINOVE, visando à amplificação do espaço para o diálogo inter e transdisciplinar, o que proporciona a aproximação da investigação científica de graduandos à Comunidade Acadêmica, e também estudantes e pesquisadores com seus pares de diversas universidades brasileiras.

Contou com a presença dos seguintes palestrantes: Professores Doutores:

Paulo Barone

Diretor do Instituto de Ciências Exatas – UFJF

Jeremias Ferraz Lima

Diretor do Departamento de Psicanálise – UFRJ

Silvio Popaudiuk

Representante da grande área Ciências Sociais Aplicadas – Mackenzie

José Eustaquio Romão

Diretor do Instituto Paulo Freire / Docente – UNINOVE

  • II Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

O II Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE, ocorrido em 7 e 8 de novembro de 2008, no campus da Vila Maria – célula mãe da instituição, marca um momento que se destaca na história da UNINOVE: seu primeiro ano como universidade. Evento associado ao V Encontro de Iniciação Científica, promovido simultaneamente, valeu-se do momento para conferir reconhecimento àqueles que elaboraram as primeiras propostas de organização da cultura da pesquisa, e aos muitos que veem colaborando para sua implementação.

  • III Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

Nos dias 07 e 08 de novembro aconteceu o III Seminário Nacional de Pesquisa, iniciativa voltada à difusão das investigações acadêmicas realizadas por docentes, mestres e doutores. Neste ano, pela primeira vez, o registro desse evento ocorreu separadamente do VI Encontro de Iniciação Científica, que tradicionalmente imprime e distribui os seus Anais. Embora ambos sejam promovidos, sob responsabilidade da Diretoria de Pesquisa, no mesmo espaço da UNINOVE, são segmentos diferentes que desenvolvem as pesquisas e que procuram compartilhar os seus diferentes níveis de hipóteses e de saberes. A novidade desse registro consolida a UNINOVE no campo das instituições superiores que desenvolvem pesquisa e distingue o seminário como evento regular e estável, já que por estar em sua terceira edição, se configura, assim, dentro de parâmetros recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • IV Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

Considerado um momento especial para compartilhar, com toda a comunidade científica e demais interessados, os avanços alcançados por pesquisadores docentes, mestrandos e doutorandos da Uninove e de outras instituições, o IV Seminário Nacional de Pesquisa aconteceu em 6 de novembro, simultaneamente ao VII Encontro de Iniciação Científica.

Fruto de uma experiência de muito sucesso, com primeira edição realizada em 2006, o IV Seminário contou com a apresentação de aproximadamente 40 apresentações orais, contemplando todas as área do conhecimento, e também com publicações dos artigos completos no anais do evento.

  • V Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

Considerado um momento bastante especial, já em sua V edição, o V Seminário Nacional de Pesquisa aconteceu em 05 de novembro de 2011, e contou com aproximadamente 40 exposições orais, contemplando todas as áreas do conhecimento. O V Seminário Nacional de Pesquisa foi realizado simultaneamente ao VIII Encontro de Iniciação Científica.

  • VI Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

Realizado, simultaneamente, ao IX Encontro de Iniciação Científica, em 10 de novembro, o evento deu ocasião a apresentação oral de trinta e cinco expositores que divulgaram, na ocasião, os resultados de suas pesquisas.

Ano a ano, vê-se o crescente interesse de um público cada vez mais diversificado e constituído de alunos de graduação, professores e experientes pesquisadores que, este ano, discutiram suas temáticas sob a perspectiva da internacionalização da investigação.

  • VII Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

Realizado, simultaneamente, ao X Encontro de Iniciação Científica, em 09 de novembro, o evento deu ocasião a apresentação oral de quarenta e cinco expositores que divulgaram, na ocasião, os resultados de suas pesquisas.

Ano a ano, vê-se o crescente interesse de um público cada vez mais

diversificado e constituído de alunos de graduação, professores e experientes pesquisadores que, este ano, discutiram suas temáticas sob a perspectiva da tradição e inovação na pesquisa acadêmica.

  • VIII Seminário Nacional de Pesquisa da UNINOVE

As apresentações orais, não ocorreram simultaneamente com o XI Encontro de Iniciação Científica, aconteceu em 08 de novembro de 2014, por coincidir com a data do ENEM.