Registro Pesquisador institucional

 

Registro do Pesquisador Institucionalmente

O reconhecimento como pesquisador institucional se dá de duas formas:

1. ao submeter projeto de pesquisa docente ou projeto de iniciação científica em edital específico, divulgado no início do ano, à Diretoria de Pesquisa;

2. ao submeter projeto de pesquisa docente ou projeto de iniciação científica à Diretoria de Pesquisa durante qualquer época do ano (submissão contínua).

A principal diferença entre as duas formas de submissão, é que apenas em edital específico o estudante tem direito a concorrer a bolsas de iniciação científica, tanto FAPIC/UNINOVE, quanto PIBIC/CNPq.

Os projetos de pesquisa devem ser submetidos conforme instruções e preenchimento eletrônico.

Para atribuição das horas de pesquisa, o professor pesquisador, após o registro de projeto de iniciação científica em edital específico, divulgado no início do ano, à Diretoria de Pesquisa, terá seu currículo Lattes avaliado conforme os critérios de avaliação, publicados na página do CNPq, elaborados e atualizados pelos Comitês de Assessoramento, e, conforme item 3.2 da norma de Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Os critérios são estabelecidos respeitando-se as especificidades e considerando o estágio do desenvolvimento das áreas que compõe o Comitê de Assessoramento, visando distinguir o pesquisador, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento. Além do tópico descrito acima, são levados em consideração outros aspectos, tais como, titulação; experiência de pesquisa (orientação, publicação, etc.); acompanhamento da pesquisa (relatórios de pesquisa); dedicação à Instituição; aderência dos projetos de pesquisa ao projeto pedagógico do curso (PPC).