Programa de incentivo a pesquisa

A Política de Pesquisa da UNINOVE não pode desconsiderar as tendências das agências nacionais de fomento à pesquisa, relacionadas às suas prioridades e à alocação de recursos que apontam, entre outras tendências, para a necessidade de formar “docentes pesquisadores”, compreendendo que o doutor é o responsável pela ciência do país. Na UNINOVE, responder a essa tendência implica priorizar a formação do “docente pesquisador”, de forma que o docente venha a captar recursos junto a essas agências, sem os quais a consolidação da pesquisa institucional não se efetivará.

Cabe à Política Institucional de Apoio à Pesquisa materializar a pluralidade da Universidade em sua prática investigativa, incentivando a diversidade das metodologias e temas de pesquisa, com a unicidade definida pelo Projeto Institucional; apoiar pesquisas que possuam claro compromisso com o equacionamento de problemas que afetam a maioria da população; e contribuir para concretizar o paradigma de universidade que sustenta a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Na perspectiva dos Projetos Pedagógicos, deve garantir uma prática de pesquisa que dialogue com o ensino e a extensão, de modo a permitir o desenvolvimento de uma cultura que afirme a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão como tarefa coletiva.

As práticas dos docentes pesquisadores já revelam que estamos avançando nesse processo, haja vista as tendências para valorizar a formação científica dos discentes através da orientação a bolsistas de iniciação científica; para aglutinar docentes para a formação de grupos de pesquisa coordenados por doutor, envolvendo mestres e alunos de graduação e de pós-graduação; e para definir linhas de pesquisa respondendo às necessidades dos projetos pedagógicos dos cursos.

A Política Institucional de Apoio à Pesquisa compõe-se de sete programas:

1. FAPIC/UNINOVE (Bolsa de Iniciação Científica)

2. PIBIC / CNPq

3. Política de Incentivo à Captação de Recursos (PICR)

4. Política de Internacionalização da Pesquisa (PROINTER)

5. Projetos Tecnológicos (PROTEC)

6. Programa de Incentivo à Produção Científica (Conceito 5)

7. Programa de Estímulo à Formação de Pesquisadores

8. Programa Professor Parceiro em Pesquisa