Programa de Educação Tutorial – PET

banner_PETAD

O que é o Programa?

Composto por grupos tutoriais de aprendizagem, sob a orientação de um professor tutor, o programa tem o objetivo de atuar na formação acadêmica dos estudantes de forma complementar, com o intuito de atender plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e ou/ampliar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, assim como proporcionar a melhoria da qualidade dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

Objetivos

O programa visa promover uma formação acadêmica ampla aos alunos envolvidos direta ou indiretamente, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, além da melhoria dos cursos de graduação.

Com a criação de um PET, a UNINOVE pretende reforçar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista: (a) potencializar capacidades individuais e coletivas; (b) compreender os mecanismos de superação das dificuldades individuais e coletivas; (c) desenvolver manejo de conflitos e de comunicação entre colegas e responsáveis pelo ensino; (d) facilitar o mecanismo de assumir responsabilidade sobre a própria aprendizagem e desenvolvimento pessoal; (e) orientar o processo de ampliação da visão de mundo e do papel social; (f) dar suporte para o desenvolvimento da autoconfiança.

Alunos de graduação dos cursos bacharelado em Administração e Direito.

Diferenciais UNINOVE

Quais são as atividades e metas?

– Envolvimento nas atividades de pesquisa, ensino e extensão;

– As atividades do PET são planejadas de forma a manter um equilíbrio entre a participação individual e coletiva dos seus membros;

– Interação contínua entre bolsistas, discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação. A comunicação saudável e a troca permanente de informações são condições essenciais para o bom desempenho de um grupo PET;

– Contato sistemático com a comunidade acadêmica em geral e comunidade externa de ensino superior, promovendo a troca de experiências em um processo crítico de mútua aprendizagem, planejamento e execução de um programa diversificado de atividades, além daquelas próprias da grade curricular da graduação.

Contribuições da UNINOVE para o PET

A presente proposta alinha-se inteiramente com o Projeto Pedagógico da UNINOVE e o planejamento das ações didático-pedagógicas, fazendo interagir as atividades curriculares e extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, melhor delineando a filosofia de interdisciplinaridade, os critérios de dinamização da grade curricular, as metodologias de ensino e de avaliação, com o intuito de buscar sempre seus objetivos e o perfil desejado do futuro egresso.

Quais são os diferenciais do Programa na UNINOVE?

Incrementar-se-á a formação pedagógica dos bolsistas e não bolsistas do Grupo PET UNINOVE, por intermédio de atuação coletiva e de ações conjuntas entre tutor, bolsistas, não bolsistas, alunos colaboradores de pós-graduação stricto sensu, docentes colaboradores de graduação e pós-graduação stricto sensu, durante o processo de formação de outros estudantes de graduação da universidade. Do mesmo modo, a consolidação entre ensino, pesquisa e extensão será feita por intermédio de metodologias e de tecnologias de ensino e de apoio à aprendizagem com compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais aplicadas por esses mesmos agentes.

Benefícios aos alunos

Propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, com vista a ampliar e aprofundar seus conhecimentos.

Na mesma direção, pretende-se fomentar ampla formação acadêmico-profissional, dotada de elevados padrões científicos, éticos, técnicos e com responsabilidade social, para atuação transformadora da realidade em âmbito nacional, especialmente como futuros docentes e pesquisadores pós-graduados pela UNINOVE nas áreas contempladas.

A participação no Programa é válida como atividade complementar?

Sim, os estudantes têm direito à quantidade de horas de atividades complementares que dedicarem ao programa.

Como é feito o processo seletivo? Quais os critérios de seleção?

O processo de seleção de bolsista é efetuado por uma comissão composta por no mínimo 3 (três) professores universitários, sob a coordenação do professor tutor. Para grupos implantados em cursos de graduação constituídos por mais de um departamento, sugere-se a participação de representantes dos diversos departamentos envolvidos.

A seleção é efetuada entre os alunos do curso de graduação que

tiveram a sua proposta aprovada pela SESu/MEC e que preencham os requisitos constantes na Lei 11.180/2005, na Portaria MEC Nº 3.385/2005 e no Manual de Orientações Básicas – PET, no portal do MEC. Clique aqui e acesse.

O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET, na nova condição, na época da substituição.

O processo de seleção deverá ser relatado pela Comissão de Seleção através do “Relatório de Seleção de Bolsistas” e enviado à Pró-reitoria de Graduação ou órgão equivalente. Caso o processo de seleção acarrete dúvidas, será consultado o Comitê Local de Acompanhamento PET – CLA.