Perguntas frequentes

  • 1) Qual o procedimento para imprimir o Lattes atualizado?

    a) Na base da tela de atualização, clique no quarto ícone (impressora);

    b) No campo “Modelo de Currículo” selecione a opção “Completo”, ou escolha entre as outras opções;

    c) Clique na opção “Confirmar”: o currículo será gerado.

    d) No navegador, clique na opção “Arquivo” e “Imprimir”, ou tecle o atalho Control+P. Clique em OK.

  • 2) Como disponibilizar o Lattes no Google?

    O seu endereço deve ser incluído diretamente no Google:

    a) Abra a  página Incluir/Remover o seu URL (Google), no endereço http://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html ;

    b) Insira a URL (endereço do seu currículo)  e os comentários (palavras-chave) e confirme. O endereço do seu currículo (URL) pode ser encontrado no próprio currículo, logo abaixo da foto e texto de resumo.

  • 3) Como proceder no caso de mudança de sobrenome, no campo “citações bibliográficas”?

    No caso de mudança de sobrenome, (casamento ou divórcio, por exemplo), insira o novo nome no campo “Nome em citações” no módulo “Dados Gerais” > “Identificação”. Separe com ponto e vírgula (;) um nome do outro.

    Quando incluir uma nova produção, ao selecionar o campo “autores”, escolha o nome de acordo com o nome que está na publicação.

    Atenção: Adicione o novo nome, mas não exclua o antigo. Caso seja apenas alterado o nome em citações, todas as opções com a inclusão de autores serão modificadas automaticamente, causando informação inexata.

  • 4) O que significa exatamente o campo “Citações” – Citações em outra base bibliográfica? Uma vez que só permite a inclusão de uma única informação.

    O campo “citações” se refere às bases bibliográficas, das quais a ISI-Web of Knowledge é a mais conhecida. São bases que contém não só o registro dos artigos de um pesquisador nas revistas científicas, mas as citações que os outros artigos fazem dele. Deste modo, é possível mensurar o rendimento deste pesquisador. É possível colocar o número de citações na ISI, na Scielo e em alguma outra base bibliográfica que você preferir, ou que seja mais importante na sua área.

  • 5) Os dados pessoais como CPF e RG ficam disponíveis para a Visualização do público?

    As informações pessoais como CPF, RG, Filiação, Data de Nascimento, e Endereço Residencial não ficam disponíveis para a visualização pela Busca Textual.

  • 6) Como incluir e editar linhas de pesquisa?

    Na atualização do currículo, clique no módulo “Dados Gerais” > “Atuação Profissional”. Selecione a Instituição que deseja inserir a Linha de Pesquisa e clique na opção “Atividades” > “Incluir um novo item”. Inclua um novo item do tipo “Pesquisa e Desenvolvimento”.

  • 7) Como cadastrar um Lattes?

    Acesse o endereço eletrônico  http://lattes.cnpq.br.

    Clique no link “Cadastrar-se” e preencha os seguintes campos: Nome Completo, Nacionalidade, CPF, País de Nascimento, Data de Nascimento, e-mail, Confirmação de e-mail, Senha e Confirmação de Senha. Confirme.

    O “Termo de Adesão e Compromisso” será aberto. Leia o termo de compromisso e, se concordar, marque ao Box “Estou de acordo” e clique no botão correspondente. (Você precisa concordar com o Termo de Adesão e Compromisso para criar um currículo)

    A área de atualização do currículo será aberta para que sejam colocadas as suas informações curriculares. No entanto, o seu currículo ainda Não foi enviado. Para enviá-lo, siga o procedimento da pergunta nº 14

  • 8) Como recuperar a senha?

    Se você perdeu ou esqueceu sua senha, mas mantém o e-mail do Lattes atualizado, siga as orientações na página de acesso, ou clique no endereço abaixo, informado seu CPF e optando pela forma de recebimento “E-mail”.http://plsql1.cnpq.br/sigef_imp/seg_via_senha.inicio

  • 9) Como recuperar a senha se o e-mail cadastrado na base estiver incorreto?

    Encaminhe e-mail para suporte-senha@cnpq.br com as seguintes informações:

    – Nome completo:

    – CPF:

    – RG:

    – Data de nascimento:

    – Nome do pai e/ou da mãe:

    – E-mail cadastrado na base de dados:

  • 10) Caso apareça mensagem “Senha não confere”, o que fazer?

    Primeiro confira com atenção se você está digitando a senha corretamente.

    Muitas vezes um cadastro já foi efetuado há algum tempo no seu CPF e nunca foi efetivado, causando um choque de senhas. Neste caso é necessário solicitar a senha de acesso ao e-mail suporte-senha@cnpq.br com os seguintes dados:

    • Nome completo:
    • CPF:
    • RG:
    • Data de nascimento:
    • Nome do pai e/ou da mãe:
    • E-mail cadastrado na base de dados:
  • 11) O que significa DOI? Como descobrí-lo? Qual formato a ser inserido?

    DOI  significa Digital Object Identifier (“Identificador de Objeto Digital”). Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital (no caso, um artigo) para que este seja unicamente identificado na Internet. Através desse código é possível estabelecer uma ligação entre o Currículo Lattes e o site do artigo publicado, caso exista o DOI, que preenche automaticamente vários campos.

    O DOI é atribuído pela editora da publicação, e cabe a ela informar o número DOI de cada artigo. Se o seu artigo possui número DOI, provavelmente ele será informado no cabeçalho do artigo. Se isto não acontece, contate a editora ou ignore o campo e continue a digitação das informações normalmente.

    Se o número DOI for considerado inválido, confira a validade no site http://www.doi.org/. Muitas vezes números novos demoram para ser validados. Se ainda assim o número estiver incorreto, confira a digitação ou contate a editora da publicação.

    Note que, no Currículo Lattes, este campo não é de preenchimento obrigatório.

    Exemplo:

    Nome do artigo: Thirteenth International Conference of Flow Injection Analysis

    DOI: j.talanta.2005.09.033

    A partir do código acima é possível acessar o site do artigo:

    http://dx.doi.org/10.1016/j.talanta.2005.09.033

     

  • 12) Quando a tela parece com quadros grandes e não aparece o “X” para fechar e nem as opções de “salvar”, “editar”, “excluir” ou “confirmar”, o que fazer?

    O Currículo Lattes é melhor visualizado na resolução de tela 1024×768. Para alterar esta configuração, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Windows. Em seguida, selecione “Propriedades” e a aba “Configurações”. Selecione, então, a opção 1024×768.

  • 13) Como alterar o primeiro nome?

    Envie os dados abaixo para o e-mail suporte-senha@cnpq.br :

    Nome completo (incorreto):

    Nome completo (correto):

    CPF:

    RG:

  • 14) Como enviar o currículo?

    Sempre que forem feitas atualizações no currículo, este deve ser enviado para o CNPq. Quando for necessária a atualização, um lembrete em uma barra amarela aparece na parte superior da tela, com o seguinte texto:

    “Atenção ! As alterações realizadas só serão aceitas quando enviadas ao CNPq em definitivo. Clique aqui para enviá-las.”

    Siga estas instruções. Em seguida aparecerá o currículo do modo como será publicado, para que você revise e declare que está de acordo com a declaração do Termo de Adesão. Após ler o termo,. Clique no Box e, em seguida, em “enviar para o CNPq”.

    Fonte: www.cnpq.br