Projetos Realizados

Ano Objetivo das atividades Descrição  de algumas atividades desenvolvidas Resultados alcançados
2015

Aproximar os licenciandos do Pibid ao cotidiano escolar;

 

Desenvolver conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados aos temas centrais “água”, ” contaminação da água por óleo de cozinha” e

” geração de resíduos sólidos”.

 

 

 

Participação dos alunos no planejamento escolar de início do ano letivo; atividade de observação e reflexão sobre a metodologia utilizada pelo professor supervisor em suas aulas;

 

Atividade experimental:  simulação de algumas etapas do tratamento (floculação, decantação e filtração em funil elaborado com garrafa pet, pedras e areia.

 

Atividade experimental – determinação do teor de álcool na gasolina.

 

Elaboração de “mural científico”, exposto nos corredores da escola, com depoimentos, fotos e explicações sobre a importância da água, do seu tratamento e formas de economizá-la.

 

Atividade experimental: produção de sabão a partir do óleo usado como forma de reaproveitar o óleo de cozinha.

 

Elaboração de estudos de casos e discussões  sobre o conceito de resíduos sólidos, por meio de recurso audiovisual para reflexão do tema.

Vivência do cotidiano escolar por meio da participação das atividades de planejamento e também pela observação e reflexão sobre a metodologia utilizada pelos professores supervisores.

 

Elaboração de  atividades em conjunto e aplicação em sala de aula, vivenciando as possíveis dificuldades de apredizagem e também as conquistas dos alunos participantes.

 

Elaboração de trabalhos acadêmicos para apresentação em eventos da área .

2016

Desenvolver conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados ao tema central “Química verde”;

 

Elaboração e desenvolvimento de aulas experimentais de química

 

 

Produção de brinquedos com materiais recicláveis;

Visita à uma cooperativa e ao ETA acompanhando os alunos da escola e a prof. supervisora.

Desenvolvimento dos temas ” Fontes de energia”  e ” Polímeros – descarte e reciclagem;

Produção de seminários pelos alunos da escola;

Elaboração de  atividades experimentais que contemplaram os temas desenvolvidos no semestre;

Elaboração de sequências didáticas envolvendo temas que relacionam a química e a educação ambiental.

Produção de atividades pedagógicas – sequências didáticas;

 

Os licenciandos  puderam discutir os resultados de suas práticas, indicando os pontos favoráveis e pontos que necessitam de ajustes;

 

Apresentação dos brinquedos produzidos em evento cultural da escola.