Projetos Realizados

 

Indicador da atividade Objetivo da atividade Descrição sucinta da atividade Resultados alcançados
1. Diagnóstico e compreensão de elementos que integram a dinâmica escolar e as questões específcas da futura profissão.

Registro das observações realizadas no decorrer do acompanhamento das aulas do professor supervisor e da análise orientada;

Levantamento de dados relacionados à rotina escolar;

Produção de relatórios envolvendo aspectos importantes do contexto escolar e das aulas de educação física.

Reconhecimento dos diversos elementos que constituem a vida escolar e compreensão das suas interfaces;

Reconhecimento da possibilidade de inovação na prática pedagógica em educação física escolar.

2. Apropriação do conceito do processo de ação-reflexão-ação. Leitura e análise de texto relacionado ao processo do ensino reflexivo. Ampliação da compreensão do significado e possibilidades do Pibid para a formação profissional.
3. Produção e socialização do conhecimento científico. Elaboração,  apresentação de relatos de experiências relacionados ao Pibid e participação no I CIPPEB – Congresso Internacional
de Práticas Pedagógicas da Educação Básica, realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2014, no campus memorial da UNINOVE.
Aproximação e valorização das atividades científicas.
4. Apontamento e análise do andamento e resultados do estágio na escola e demais atividades do programa; Reflexões sobre a prática docente. Encontros entre alunos bolsistas e professores coordenadores de área, ocorridos no início e final de cada semestre. Diagnóstico das ações ocorridas,  acúmulo de subsídios para as novas ações, esclarecimentos gerais e encaminhamentos necessários para o andamento do projeto.
5. Propiciar aos estagiários subsídios para a produção científica. Orientação dos coordenadores para a realização de atividades para a compreensão dos significados e procedimentos para o desenvolvimento de produções científicas. Ampliação do estímulo e da capacitação para a produção científica.
6. Favorecer e viabilizar a comunicação permanente do grupo,  visando esclarecimentos e encaminhamentos necessários para o bom andamento do projeto. Comunicação via e-mail entre os alunos e professores bolsistas envolvidos no projeto, sobre assuntos gerais relacionados às atividades do Pibid, de acordo com a necessidade de trocas de informações e orientações, com em geral, ocorridas com frequência mínima semanal. Agilidade na comunicação coletiva e viabilaização na concretização das ações estabelecidas.
7. Produzir e socializar o conhecimento científico.

Elaboração, apresentação de relatos de experiências relacionados ao Pibid e participação no 30º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP realizado em Foz do Iguaçu, em janeiro de 2015.

31º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP realizado em Foz do Iguaçu, em janeiro de 2016.

VI Seminário de Metodologia do Ensino da Educação Física em 2016.

Aproximação, produção e valorização do meio acadêmico e da ciência.
8. Planejar e aplicar nas aulas de educação física Planejar e aplicar nas aulas de educação física temas e conteúdos socializados na universidade, adaptadas, organizadas direcionadas a Educação Básica. Regência compartilhada e supervisionada em sala de aula.

Elaboração de planos de aulas.

Regência compartilhada e supervisionada pelos alunos bolsistas do PIBID nas escolas participantes do projeto, abordando os conteúdos de educação física da educação Básica.

Fortalecimento do processo formativo dos alunos PIBID.

9. Avaliar a atuação dos alunos de educação física do PIBID/UNINOVE Visita na unidade educacional e conversa com o diretor e professor(a) supervisor(a) sobre a atuação e desempenho dos alunos. Melhor Conscientização do seu papel na construção da sua formação docente.