Educação Física

O PIBID no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física

O subprojeto da Licenciatura em Educação Física da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), se apoia efetivamente no tripé aluno bolsista, professor supervisor e coordenador de área, para atingir o seu objetivo maior que é o de auxiliar na formação de um professor comprometido em sua prática profissional, reconhecendo as funções atribuídas ao docente pela sociedade, como também, no que se relaciona ao seu comprometimento frente ao processo educacional de toda a comunidade escolar.

Promover ações para o reconhecimento do papel do professor de Educação Física na formação de crianças e jovens, a partir da análise crítica do trabalho realizado e das concepções de ensino acerca desse profissional é preocupação constante do programa, para que o alunado Pibidiano do curso e seus estudantes envolvidos tenham uma maior compreensão das práticas pedagógicas da Educação Física, bem como da sua importância na formação de crianças e jovens.

Mais que isso, é observável que na medida em que nossos projetos conseguem êxito na escola campo – observável pela maior participação dos estudantes nas ações –  nossos alunos Pibidianos melhoram em rendimento dentro do curso, passando a participar com mais vigor das discussões sobre as questões pedagógicas que cercam a sua prática profissional e também em relação aos problemas educacionais enfrentados de maneira geral dentro do país, além do amadurecimento do conhecimento sobre as possibilidades de intervenções a ser realizada na perspectiva conceitual, procedimental e atitudinal das manifestações corporais culturalmente pertencentes a sociedade contemporânea.

Várias ações são desenvolvidas para a preparação do bolsista, tais como: (1) leitura de textos e debates de capítulos de livros sugeridos pelos professores supervisores relacionados com aspectos pedagógicos específicos da área da educação física, práticas pedagógicas da escola pública e temas de relevância social; (2) participação das reuniões pedagógicas, momento importante para os alunos incorporarem e tomarem ciência do projeto pedagógico da escola de acordo com as demandas estabelecidas pela rede de ensino; (3) diálogos entre supervisores e coordenadores de área para reflexão das práticas pedagógicas observadas; (4) participação de eventos institucionais ocorridos durante o ano letivo nas unidades escolares; (5) preparação e aplicação de aulas de acordo com o planejamento anual do professores supervisores.

Com isso, acreditamos que as escolas atendidas no PIBID da Licenciatura em Educação Física da UNINOVE, promovem um aprendizado de mão dupla, em que os estudantes secundaristas passam a ter um “algo a mais” dentro de sua formação, promovendo um acréscimo indiscutível para a formação do graduando de nosso curso na Universidade.