Projetos Realizados

Indica-dor da atividade Objetivo da atividade Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização) Resultados alcançados
1. Capacitação em práticas educomunicativas.

Capacitação para o desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso de recursos audiovisuais  e mdiaáticosno ambiente escolar

Período: Abril a junho 2015.

Desenvolvimento de projetos educomu nicativos nas unidades escolares

Relação entre atividades e resultados alcançados.

2. Desenvolvimento de atividades visando a capacitação na abordagem transdisciplinar.

Projetos Sociologia e transversalidade com base nos recursos audiovisuais: tribos urbanos, antirracistas e contra o preconceito no ambiente escolar. Período: maio a novembro 2015.

 

Criação de projeto transdisciplinar:  tema – Preconceito e Racismo.
3. Desenvolver o uso da observação participante. Observação participante dos processos de mobilização social relativo a paralização dos professores da rede e mobilização estudantil em defesa da escola pública. Período: novembro 2015 a janeiro 2016. Desenvolvimento de relatório de observaçao de campo sobre a mobilização social pela educação pública do estado de São Paulo.
4. Capacitação no uso de ferramentas digitais em prol do ensino-aprendizado. Estruturação de conhecimento sobre fontes confiáveis de pesquisa e de montagem de site para aprofundamento de temas de Sociologia visto em sala de aula via internet – WEBQUEST. Período: dezembro 2016 ao atual. Utilização prática da Internet pelo alunado, como ferramenta de ensino aprendizagem.
5. Desenvolvimento de atividades visando a abordagem transdisciplinar.

Projetos Sociologia e transversalidade com base em recursos audiovisuais: Drogas e sociedade, drogas na escola. Período: maio a novembro de 2015.

 

Criação de projeto transdisciplinar:  tema – Drogas e sociedade, drogas na escola.
6. Criação de jornal mural com temas relevantes aos alunos. Confecção e desenvolvimento de um jornal mural onde os alunos deixam expostos temas pertinentes a sua realidade, para que sirva de norte temático às atividades vindouras da escola. Novembro de 2015. Com o mural, a escola se aproximou de temas pujantes para o aluno, os quais podem servir de norte para discussão nas aulas de Sociologia.
7. Integração com a Escola parceira Participação do alunado em atividades culturais da escola, como Semanas Culturais, Semanas da Consciência Negra, Gincanas, dentre outros. Desde 2014. Ao participar destas atividades, nosso alunado consegue se inserir na escola e se aproxima dos alunos. Isso promove uma maior integração e, por consequência, uma maior aproximação às necessidades instrucionais da comunidade escolar e regional
8. Desenvolvimento site PIBID Ciências Sociais Uninove Criação de um website para a divulgação de nossos projetos desenvolvidos. Mais que isso, ter um site para o PIBID, ajuda na divulgação científica e corrobora a finalidade do projeto, que é o de utilizar a comunicação, como artifício para o ensino aprendizado. Esse site, em suas seções, funcionam como base de pesquisa para interessados na área. Desde dezembro de 2014. Em fase de reestruturação desde abril de 2016. O site PIBID está vinculado ao site do curso, onde pararece em lugar de destaque, para acesso de qualquer pessoa. Vale salientar que o site do curso está com mais de 10.000 acessos, sendo que em torno de 40% das pessoas, “linkam” na página do PIBID.
9. Desenvolvimento webquest Através da internet, montar uma página que funcionará como repositório de atividades para o docente desenvolver com seus alunos. Tal atividade transborda os muros da escola e do projeto em si. A partir de abril/maio de 2016. Ainda em fase de desenvolvimento, tal ação já desenvolveu primoramento de pesquisa e de utilizaçãoo de ferramentas para montagem de site.
10. Desenvolvimento do apoio temático Através da internet, divulgar cadernos com conteúdos das Ciências Sociais que auxiliam na formação cidadã do ser social. Temas como cidadania, minorias, funcionamento da política brasileira, serão abordados nesse projeto. A partir de abril/maio de 2016. Em fase de capacitação. Esse projeto funcionará como um desmembramento do webquest, focando com maior afinco o público em geral.
11. Programa “PIBID NA TELA”, Este projeto tem como objetivo gravar programas de televisão, demonstrando e registrando as ações do PIBID das Ciências Sociais. Esse programa será veiculado no site das Ciências Sociais, e, no vídeo, teremos o link da página do PIBID, que é abrigado neste site. Desde dezembro de 2016. Foram gravados 2 programas em dezembro de 2016 e mais 2 serão gravados em fevereiro de 2017. Em fase de edição, as duas primeiras gravações irão para o site em março. Esse projeto funcionará como um desmembramento das  ações do PIBID, focando com maior afinco o público do curso e interessados nas Ciências Sociais.
12. Socializando o saber: aprofundando a sociologia na escola e além dela. Esta ação objetiva a produção de conteúdos paradidáticos, os quais podem ser utilizados por todas as pessoas que se interessem pelos temas do entendimento de sua vida em sociedade. O foco aqui é produzir material que se relacione ao cotidiano das pessoas. Assuntos relacionados a construção da cidadania, da igualdade de gênero, homofobia, grupos étnicos, do conhecimento da política, dentre outros que empoderem as pessoas, serão tratados. A partir de novembro de 2016. Este projeto foi discutido internamente e está em fase de organização das ações.
13. Programa “PIBID SOCIALIZANDO” na rádio web UNINOVE Aproveitando dos recursos e equipamentos existentes na Uninove, e da rádio web que a Instituição está inaugurando, desenvolveremos um programa do PIBID, para divulgar as ações do nosso projeto, e que podem contribuir com o “ser professor“, com a carreira docente. Mas como o rádio é uma mídia geral e que não seleciona as pessoas que estarão ouvindo, conseguiremos com esse programa atingir  pessoas  que não estão na carreira docente. Ou seja, trabalharemos com temas da docência e das ciências sociais, porém, nosso público será bem maior que esse. Teremos a participação de alunos, supervisores e coordenadores. A partir de abril de 2017. Em fase de capacitação. Esse projeto funcionará como um desmembramento das  ações do PIBID, focando com maior afinco o público em geral.
14.

Encontros de formação 2º semestre de 2016

 

Leitura e discussão de bibliografia sobre experiências do PIBID com base na obra: FRAGA, Alexandre B., HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia P. (org). Conhecimento escolar e ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. FAPERJ, 7letras, Rio de Janeiro,2015.

A obra reúne resultados de pesquisas empíricas sobre a Sociologia. Seus 20 artigos abordam a dimensão institucional da disciplina, apresentam um amplo mosaico histórico e teórico de seu campo disciplinar e as principais tendências do ensino de Sociologia na educação básica no Brasil. É uma coletânea que ocupará um lugar de destaque na bibliografia pedagógica brasileira.

Foi desenvolvido um debate e exposição dos temas do texto, demonstrando os caminhos que estão sendo trilhados para a educação na área.  Assunto foi desdobrado, com foco na inserção da Educomunicação na área.