PIBID

Desde o ano de 2013 a UNINOVE integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O PIBID é um programa financiado pela CAPES, uma fundação ligada ao Ministério da Educação, que há 65 anos atua na expansão e consolidação da formação no nível superior brasileiro.

O PIBID tem como objetivo fundamental o aperfeiçoamento da formação dos alunos das licenciaturas para a Educação básica, no sentido de que possam, desde antes de se formar, interagir e desenvolver ações educativas colaborativas, na qual participa a escola, o aluno da escola e ele próprio.

Aqui na UNINOVE, o PIBID vem trazendo resultados muito satisfatórios. São relatos de diretores e professores que percebem que seus alunos apresentam melhoras significativas na capacidade de concentração, abstração e participação, tanto na sala de aula, quanto fora dela, pois, a formação cidadã do aluno nas escolas onde atuamos, também é levada em conta dentro dos nossos projetos.

Hoje, são os cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Química, Educação Física e Matemática  quem fazem parte da equipe do PIBID-UNINOVE. Na soma, são mais de 350 bolsistas que atuam em 20 diferentes escolas, as quais proporcionam ao seu alunado um “algo a mais” na formação, que é muito importante para que os nossos bolsistas tenham um algo “muito a mais” em sua graduação. Esse é o diferencial que o PIBID traz: todos enriquecem seu cabedal de conhecimentos ao participar, o que é um ganho inestimável para a melhoria da educação no país.

Navegue pela nossa página e conheça um pouco mais do projeto PIBID-UNINOVE de cada curso. Temos a certeza que nossas ações poderão incentivar você, educador, a ter ideias inspiradoras para a sua sala de aula. É só acessar o link “Cursos Participantes” para começar a aprender com a gente