Autoridades e pesquisadores debatem PNE na UNINOVE

transparent

X Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares aborda desafios do Plano Nacional de Educação

Os desafios e perspectivas do Plano Nacional de Educação (PNE) foram o tema do X Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares, realizado pelos programas de Educação da UNINOVE, de 28 a 30 de outubro, no campus Memorial. Durante o evento, autoridades e pesquisadores renomados debateram as diretrizes, metas e estratégias do PNE, que passaram a reger os planos estaduais e municipais de educação conforme a Lei n.º 13.005, de 25 de julho de 2014.

Segundo o diretor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da UNINOVE, José Eustáquio Romão, o colóquio contou com as maiores autoridades do Brasil em PNE, como o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Gonçalves Garcia, e o diretor de políticas e programas de graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC, Dilvo Ilvo Ristoff. “É a primeira vez que a sociedade brasileira em segmentos diversificados está comprometida e trabalhando para que o Plano atinja suas metas”, diz Romão.

Jason Mafra, diretor do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) da UNINOVE, observa que o PNE já foi tema da aula magna dos programas de educação da UNINOVE; concretizou-se na reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizada em outubro; e deve seguir em evidência nos próximos anos. “Afinal de contas é um plano para os próximos vinte anos para a educação brasileira”, conclui.

Confira um pouco mais do evento no vídeo a seguir: