A proposta do curso foi organizada com base na concepção de que a alfabetização e letramento não são processos individuais, mas sim processos sociais, interdependentes e indissociáveis. A alfabetização desenvolve-se no contexto em que está inserida, por meio de práticas sociais e de escrita, isto é, por meio de atividades de letramento. Este, por sua vez, desenvolve-se por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, que acontecem em decorrência da alfabetização.
Com base em tais pressupostos, o curso esclarece que um único método não é o suficiente para responder as demandas e especificidades, nem dos professores e muito menos dos alunos. A proposta do curso é formar profissionais que conheçam diferentes métodos de alfabetização para unir o que de melhor cada um possui e aplicar na prática de sala de aula, favorecendo assim a aprendizagem do sujeito.
Dentre os principais temas tratados no curso, destacam-se: Jogos, material didático e aprendizagem; Projetos Interdisciplinares e alfabetização; Alfabetização e letramento de Jovens e Adultos; O Uso de Novas Tecnologias na Alfabetização e Letramento; Linguagem e Aquisição da Escrita; Histórico, Conceitos e Práticas de Alfabetização; Educação Inclusiva e muito mais