Alunos do curso de Direito participam de Júri Simulado entre Professores

A Coordenação do Núcleo de Práticas Jurídicas e o corpo docente do curso de Direito da UNINOVE organizaram no dia 22 de setembro, no campus Vergueiro, o evento “Júri Simulado”.

Em ambiente de simulação, os alunos vivenciaram os atos e procedimentos do Tribunal do Júri em que todos os personagens eram professores, acompanhando as especificidades da tribuna e as funções da acusação, defesa e do juiz, além das oitivas da vítima e acusado e depoimentos das testemunhas.

O caso tratava de tentativa de homicídio, com uso de arma “branca”, além da questão da embriaguez e da vida em uma comunidade da periferia. Os alunos foram inseridos em cada fase da audiência possibilitando a análise das teses e técnicas empregadas pelos professores e professoras ao fundamentar a inocência ou culpa do réu.

Para temperar a disputa, foram destacados professores para a acusação e professoras para a defesa. A decisão final ficou com os alunos, que foram sorteados da platéia para atuar como jurados. O acusado foi condenado.