Alunos de Arquitetura entregam unidades do Praça Móvel

Parque do Gato 2b

Projeto mescla sustentabilidade, urbanismo e arquitetura para requalificar espaços urbanos.

Os alunos do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE, em parceria com a SEHAB/COHAB, responsável pelo Programa de Locação Social da Prefeitura de São Paulo, realizaram a 4ª edição do projeto de extensão “móvel+praça+móvel” entregando os parklets em 3 unidades de conjuntos habitacionais em São Paulo.

Conjunto Residencial Parque do Gato – Zona Norte, São Paulo – SP

O Projeto

Atenta às recentes demandas e inquietações vividas na cidade de São Paulo, a equipe à frente do Projeto de Extensão MOB9 decidiu por uma completa remodelação do produto produzido pelos alunos.

Inserido dentro da disciplina de Desenho do Objeto, oferecida no 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE, este projeto de extensão ao longo de 10 anos sempre esteve associado à produção, por parte dos alunos, de itens de mobiliário das mais diversas características.

Para a remodelação da disciplina foram traçados alguns objetivos que em muito se identificavam com os novos equipamentos urbanos acima mencionados: os parklets. Era de entendimento da coordenação do projeto a importância de que o aluno se envolvesse com temas como:
– A dimensão urbana;
– Potencial de requalificação do espaço por meio de pequenas intervenções;
– Pesquisa de campo relacionada a intervenções recentes, com temas e discussões atuais, próximas do cotidiano da cidade e do aluno.

A partir destas demandas foi criado o projeto móvel+praça+móvel, com o intuito de reunir as características pretendidas para o desenvolvimento dos alunos e amplificar o potencial e alcance dos produtos elaborados dentro da disciplina de Desenho do Objeto.

“Essa foi a forma que encontramos para se religar com a cidade, considerada como um espaço de extensão da sala de aula, em uma abordagem de ensino, pensamentos, desejos, inquietações, e ajudar a dar significados e sentido ao mundo em que vivemos e às suas questões”, explica Luís Octavio Rocha, coordenador do projeto.

Confira mais fotos acessando aqui (Prefeitura de São Paulo).

Coordenadores do projeto: professores Tiago Seneme Franco e Luís Octavio Rocha
Professores orientadores na disciplina: professores Tiago Seneme Franco, Luís Octavio Rocha, Edison Ribeiro, Eric Zompero, Bruno Silva Dias, Keli Garcia e Heber Claudio.
Técnicos de Laboratório: Francisco Amorim, Fernando Nascimento, Júlio Cesar Ramos, Osmar Brito.
Alunos participantes: 3º semestre do curso de ARQUITETURA E URBANISMO – 4 turmas no Memorial e 1 turma em Santo Amaro, totalizando 240 alunos envolvidos.
Total de móvel+praça entregues 5: 1 Residencial Olarias, 1 Vila dos Idosos e 3 no Residencial Parque do Gato.