Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços



  Enviar por email Imprimir

Duração: 12 meses

Oferecido em:
Confira aqui o valor do curso


Modalidade: Semipresencial.
Diretora de Pós-graduação: Profa. Doutora Marta Fanchin

Coordenadora: Profª. Lis Angelis Padilha de Menezes
 
Carga Horária: 400 horas

TURMAS DE JANEIRO - Dias e horários: Memorial - 21/1
Memorial - Sábado das 8h às 17h

TURMAS DE FEVEREIRO - Dias e horários: Memorial - 23/2
Memorial - Sábado das 8h às 17h

TURMAS DE MARÇO - Dias e horários: Memorial - 28/3
Memorial - Sábado das 8h às 17h

Os cursos iniciarão pelas disciplinas a distância para as Turmas de Janeiro e Fevereiro. A partir de março serão iniciadas as disciplinas presenciais.

Contato com o coordenador: Você poderá conversar com o coordenador do curso às 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras, das 19h30 às 22h, no campus Memorial ou aos sábados, das 9h às 11h30 ou das 13h às 16h30, no campus Memorial. Compareça à Rua Deputado Salvador Julianelli, s/nº – 9º andar. E-mail: lisapm@uninove.br


 


O curso de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar amplia as possibilidades de trabalho para o educador, inserindo-o no ambiente hospitalar, em casas de apoio ou afins.  O trabalho do educador frente às classes hospitalares1 supre a necessidade do educando, quando esse encontra-se impossibilitado de frequentar a escola durante o período de tratamento de saúde ou de assistência psicossocial.
Dessa forma, o curso pretende capacitar o professor à luz das orientações do Ministério da Educação (MEC) “para trabalhar com a diversidade humana e diferentes vivências culturais, identificando as necessidades educacionais especiais dos educandos impedidos de frequentar a escola, definindo e implantando estratégias de flexibilização e adaptação curriculares”. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Portanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados. 
A especialização apresenta os seguintes conteúdos: aspectos do desenvolvimento humano e suas teorias; inclusão escolar; condições necessárias para aprendizagem; a morte nas várias fases do desenvolvimento humano; subsídios teóricos e práticos para aplicação da ludopedagogia como recurso para aprendizagem; construções técnicas dos diagnósticos institucionais e clínicos; recreações terapêuticas como terapia hospitalar na abordagem dos problemas situacionais da internação.

1 Denomina-se classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como é conhecida tradicionalmente, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção integral à saúde mental.
 

A UNINOVE possui uma proposta pedagógica atualizada e corpo docente especializado e atuante nos campos da educação e da saúde, que oferecerão ao estudante ampla bagagem para o trabalho com o educando enfermo e para a regência da classe hospitalar.


Pedagogos, psicopedagogos e/ou egressos de outras licenciaturas e demais profissionais de nível superior interessados na área.








Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade