Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços

  Enviar por email Imprimir
   


UNINOVE é responsável por 4% da produção científica brasileira

Data: 29-01-2009
Fonte: -
Por: -


Ciente de que a publicação de revistas e de artigos científicos e a elaboração de pesquisas são indicadores da qualidade do ensino e do corpo docente de uma instituição, a UNINOVE estimula os seus alunos a realizarem trabalhos de iniciação científica, tornando-os mais reflexivos e com maior interesse em se aprofundar nas questões específicas das matérias que mais gostam de estudar. Como resultado desse empenho, a instituição está entre as cinco universidades particulares do Estado de São Paulo que mais desenvolvem pesquisa institucional – com a publicação em revistas e em livros – cadastradas no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
 
Ao ser responsável pela produção e pela exposição de pesquisa científica, a UNINOVE incentiva trabalhos que debatem a realidade que acerca a sociedade e que visam propor o seu contínuo melhoramento. “A capacidade de uma nação de gerar conhecimento e convertê-lo em riqueza e em desenvolvimento social depende da ação de alguns agentes institucionais aplicadores do saber, entre eles as empresas, as universidades e o governo. A UNINOVE, ao investir em produção científica, cumpre muito bem a sua parte nesse processo”, informa o diretor de pesquisa da universidade, professor João Carlos Ferrari Corrêa.
 
O Centro de Pós-graduação Stricto Sensu da UNINOVE, localizado no bairro da Barra Funda, é responsável pela coordenação de mais de 40 linhas de pesquisa, além de sediar dois programas de Doutorado (Administração e Educação) e quatro de Mestrado (Administração, Educação, Ciências da Reabilitação e Engenharia de Produção), todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para 2009, entre os projetos de incentivo à produção do conhecimento promovidos pela instituição, está o programa de Bolsas Acadêmicas, que dará acesso a um grupo maior e mais qualificado de estudantes. “O trabalho refletirá no aumento significativo do número de pesquisadores institucionalizados e certamente acarretará em um importante aumento da produção do conhecimento gerado, corroborando neste processo fundamental para o desenvolvimento da região, de São Paulo e do País”, argumenta Corrêa.
 
A UNINOVE possui 52 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e, pela excelência de sua produção científica, conquistou o apoio, por meio de bolsas de estudo e de programas de fomento, de renomadas agências externas, como a CAPES, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o próprio CNPq. “O apoio aos nossos grupos de pesquisa é um reconhecimento da qualidade da produção científica desenvolvida na universidade. Contamos ainda com a colaboração de mais de 20 instituições internacionais, um número bastante expressivo”, comemora o professor.
Hoje são desenvolvidas duas modalidades de pesquisa: o projeto docente, realizado por um ou por mais professores, e os projetos de iniciação científica, com o envolvimento direto dos estudantes nas linhas de pesquisa por meio da coleta e da análise de dados. Atualmente cerca de mil alunos estão envolvidos em programas, o que prova que a UNINOVE não pretende repassar informações, mas reconstruir o pensamento com base em pesquisas.
 
Além disso, a UNINOVE também é responsável por 4% da produção científica brasileira. “Para o Brasil se colocar como um País de primeiro mundo é preciso investir em pesquisa e na boa formação de profissionais. Avalio o trabalho da UNINOVE de extrema importância, pois está colaborando para esse fim”, avalia a representante do Ministério da Educação em São Paulo, Iara Bernardi.
 
“A produção científica da UNINOVE se espelha em exemplos como o da UNESP, um dos principais polos de pesquisa de todo o Brasil, a fim de produzir trabalhos que promovem a transformação da realidade atual”, reflete o reitor da universidade, Eduardo Storópoli.

 
  Mais Recentes
 

16/10-UNINOVE abre inscrições para implante odontológico

Pacientes deverão comparecer à Clínica-escola levando radiografia panorâmica

06/10-Alunas e professores de Secretariado realizam X ENSEC

Evento tem o objetivo de conciliar a teoria e a prática de cerimonial e organização de eventos

01/10-UNINOVE debate o Novo Código de Processo Civil

Convidados e professores apresentam o impacto das mudanças no Judiciário e na sociedade

22/09-Ciclo de Debates discute o papel do Administrador no varejo brasileiro

Evento foi realizado em comemoração aos 49 anos da profissão

15/09-Estão abertas as inscrições para o Programa Escola da Família

Programa beneficia participantes que realizam atividades em escolas

 
Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2011 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade