Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços

  Enviar por email Imprimir
   


Eros Grau ministra palestra na Semana Jurídica UNINOVE 2011

Data: 11-08-2011
Fonte: UNINOVE
Por: UNINOVE

Ministro discute a interpretação do Direito e os processos decisórios do STF

“O juiz aplica o Direito, não faz justiça”, afirmou o Ministro do Supremo Tribunal Federal e professor titular do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Eros Roberto Grau, durante mais uma noite de debates da “Semana Jurídica UNINOVE 2011: Novos Rumos do Direito no Brasil”. O evento, que faz parte da comemoração da fundação dos cursos jurídicos no Brasil e ao Dia do Advogado, foi realizado no dia 10 de agosto, no auditório do campus Memorial, e contou com a presença da comunidade acadêmica, dos estudantes da área e de personalidades renomadas, como o ex-Governador de São Paulo, Alberto Goldman.

Referência no mundo jurídico e acadêmico, o Ministro Eros Grau prendeu a atenção dos presentes ao expor suas reflexões sobre a atuação do magistrado. “Um juiz deve superar  sua subjetividade para eleger a decisão mais acertada entre as muitas possíveis para um caso específico”, disse o ministro, que exerceu a advocacia de 1963 até sua nomeação para o STF, em 2004, e ainda foi docente de graduação e pós-graduação em diversas instituições nacionais e do exterior.

Ele comentou ainda que o profissional deve adequar o texto normativo à realidade antes de proferir sua sentença. “Este é o grande desafio do Direito moderno”, apontou, afirmando que as leis são as mesmas, mas que a sociedade mudou. “Isso exige que os intérpretes atualizem as normas de acordo com a realidade, sempre levando em conta a objetividade, a ética e a legalidade”, disse.

O auge de sua apresentação, que arrancou aplausos da plateia, foi quando o Ministro Eros Grau falou sobre a responsabilidade dos profissionais da área. “É importante que vocês apreendam que a legalidade é um múltiplo instrumento de defesa das classes menos favorecidas”, reforçou o ministro.

Quem compartilhou a mesma opinião foi o ex- Governador Alberto Goldman. “Aproveitem essa oportunidade para aprimorar suas visões sociais e usem todos os seus conhecimentos para construir uma sociedade melhor. É o que esperamos de vocês”, afirmou Goldman.

Por fim, o diretor do curso de Direito da UNINOVE, Prof. Sérgio Braga, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância da iniciativa, que contou com profissionais altamente qualificados, para complementar a formação dos alunos de Direito da UNINOVE.
 
A “Semana Jurídica UNINOVE 2011” termina nesta quinta-feira (11), com as palestras da Procuradora de Justiça, Dra. Luiza Nagib Eluf, e do advogado criminalista e especialista em crimes financeiros, Dr. Sérgio Rosenthal, às 19h30, no campus Memorial.

  Mais Recentes
 

22/01-UNINOVE recebe visita do professor Michael R. Hamblin

Visitante é pesquisador do Centro Wellman de Fotomedicina no Massachusetts General Hospital

22/01-UNINOVE é certificada pela Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica

Grupo de estudantes do Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde é o único certificado em uma instituição privada

17/12-CLAFK 2014 premia pesquisas de docentes da UNINOVE

Na categoria 10 Melhores Trabalhos, dois são de pesquisadores da universidade

15/12-Jogos Jurídicos UNINOVE 2014 – Edição de Verão

Em clima de Halloween, alunos aprimoram conhecimento nas áreas do Direito

11/12-Professora da University of the Health Sciences ministra palestra na UNINOVE

Juanita J. Anders debateu aplicações da tecnologia com luz para o reparo de lesões

 
Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade