Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços

  Enviar por email Imprimir
   


Eros Grau ministra palestra na Semana Jurídica UNINOVE 2011

Data: 11-08-2011
Fonte: UNINOVE
Por: UNINOVE

Ministro discute a interpretação do Direito e os processos decisórios do STF

“O juiz aplica o Direito, não faz justiça”, afirmou o Ministro do Supremo Tribunal Federal e professor titular do Departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Eros Roberto Grau, durante mais uma noite de debates da “Semana Jurídica UNINOVE 2011: Novos Rumos do Direito no Brasil”. O evento, que faz parte da comemoração da fundação dos cursos jurídicos no Brasil e ao Dia do Advogado, foi realizado no dia 10 de agosto, no auditório do campus Memorial, e contou com a presença da comunidade acadêmica, dos estudantes da área e de personalidades renomadas, como o ex-Governador de São Paulo, Alberto Goldman.

Referência no mundo jurídico e acadêmico, o Ministro Eros Grau prendeu a atenção dos presentes ao expor suas reflexões sobre a atuação do magistrado. “Um juiz deve superar  sua subjetividade para eleger a decisão mais acertada entre as muitas possíveis para um caso específico”, disse o ministro, que exerceu a advocacia de 1963 até sua nomeação para o STF, em 2004, e ainda foi docente de graduação e pós-graduação em diversas instituições nacionais e do exterior.

Ele comentou ainda que o profissional deve adequar o texto normativo à realidade antes de proferir sua sentença. “Este é o grande desafio do Direito moderno”, apontou, afirmando que as leis são as mesmas, mas que a sociedade mudou. “Isso exige que os intérpretes atualizem as normas de acordo com a realidade, sempre levando em conta a objetividade, a ética e a legalidade”, disse.

O auge de sua apresentação, que arrancou aplausos da plateia, foi quando o Ministro Eros Grau falou sobre a responsabilidade dos profissionais da área. “É importante que vocês apreendam que a legalidade é um múltiplo instrumento de defesa das classes menos favorecidas”, reforçou o ministro.

Quem compartilhou a mesma opinião foi o ex- Governador Alberto Goldman. “Aproveitem essa oportunidade para aprimorar suas visões sociais e usem todos os seus conhecimentos para construir uma sociedade melhor. É o que esperamos de vocês”, afirmou Goldman.

Por fim, o diretor do curso de Direito da UNINOVE, Prof. Sérgio Braga, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância da iniciativa, que contou com profissionais altamente qualificados, para complementar a formação dos alunos de Direito da UNINOVE.
 
A “Semana Jurídica UNINOVE 2011” termina nesta quinta-feira (11), com as palestras da Procuradora de Justiça, Dra. Luiza Nagib Eluf, e do advogado criminalista e especialista em crimes financeiros, Dr. Sérgio Rosenthal, às 19h30, no campus Memorial.

  Mais Recentes
 

18/11-Laboratório de Imunologia Pulmonar e do Exercício da UNINOVE é destaque na Revista Fapesp

Local mantém equipamentos de última geração para atender à comunidade

04/11-Fórum de Palestras debate cenário de marketing e negócios

Evento reuniu profissionais de destaque no mercado de trabalho

03/11-Professor estrangeiro faz palestra sobre empreendedorismo na UNINOVE

Convidado explica como Boston se tornou um grande centro industrial

03/11-UNINOVE realiza palestra sobre os desafios da área de Administração

Evento marca a comemoração pelo Dia do Administrador
 
Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade