|
|
|
|
|
|
|
Enviar por email
Imprimir |
|
Duração: 4 semestres
Turnos: Matutino
Oferecido em:
|
Modalidade: Semipresencial. Coordenadores: Profa. Dra Andresa Zamboni, Profa. Ms. Adriana de Brito, Profa. Dra Katia Regina Silva Aranda e Prof. Ms. Michel Sant Anna de Pinho
|
O curso tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos biológicos, químicos e moleculares aplicados às novas tecnologias na área da saúde e pesquisa, setor alimentício, industrial, diagnóstico, ambiental, tornando-o apto para executar trabalhos em laboratórios, através das técnicas de melhoramento genético de células humanas, microbianas ou até mesmo de plantas, visando o desenvolvimento de novos produtos como medicamentos, cosméticos, alimentos, produção de vacinas e testes diagnósticos. O curso proporcionará ao aluno conhecimento em métodos de manipulação de microrganismos, técnicas de terapia gênica, transgênicos, melhoramento genético, técnicas de clonagem celular e tecnologia do DNA.
Em indústrias alimentícias e farmacêuticas, o profissional da área participa do controle do crescimento microbiano, da segurança, do controle da qualidade do produto final e pode também atuar em órgãos de controle ambiental, na avaliação e prevenção da contaminação da água, do solo, do ar e no combate a pragas.
O curso tem uma matriz curricular integrada com ênfase na aplicação de diversas ferramentas e técnicas nos campo da biotecnologia, com abordagem no desenvolvimento de novas tecnologias e aperfeiçoamento dos processos biotecnológicos. Com o intuito de contribuir para a formação científico-tecnológica, o curso conta com moderno parque laboratorial, com destaque para os laboratórios de Biociências e de Biologia Molecular, onde são colocados em prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Outro ponto relevante é o incentivo à iniciação científica e a formação de alunos pesquisadores desde o início da graduação, por considerar a pesquisa como base formadora do raciocínio crítico, científico, investigador, questionador e inovador, além de aproximar o graduando das metodologias da pesquisa científica e da produção do conhecimento nas diversas áreas. O principal objetivo é aproximar os alunos e docentes da graduação aos projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNINOVE, para estudos clínicos e experimentais que visam trazer evidências científicas que propiciem a evolução da avaliação e das intervenções terapêuticas. O Departamento de Ciências da Saúde da UNINOVE conta ainda com a Revista Conscientiae Saúde, publicação científica indexada que tem por escopo principal proporcionar à comunidade científica textos de alto nível, disponibilizando, integral e gratuitamente, resultados de pesquisas relevantes e inéditas nas áreas de Ciências da Saúde.
A Biotecnologia tem sido considerada uma área promissora no campo de trabalho do mercado global tendo alto investimento do governo federal e de empresas privadas que traziam mão de obra de outros países para atuação nesta área. O dinamismo e o constante crescimento do campo da biotecnologia permitem atuação tanto na área técnica como na pesquisa e desenvolvimento de biodiagnósticos, em indústrias de alimentos e bebidas, indústrias farmacêuticas, empresas de melhoramento genético, indústrias químicas, agroindústrias, empresas da área ambiental, institutos de pesquisa e em universidades.
| |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:
|
| |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|