Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços



  Enviar por email Imprimir

Duração: 4 semestres

Turnos: Matutino

Oferecido em:

Modalidade: Semipresencial.

Coordenadores: Profa Ms. Daniela Cristina Montes, Profa Ms. Gisela Cardoso Ziliotto, Profa Ms. Graciene Lannes Leite, Profa Ms. Irene England Schoereder, Profa Andrea Cristina Caseiro e Profa Ms. Neusa Fukuya
 



A proposta para a criação da Formação Específica em Saúde Comunitária e da Família surgiu da necessidade de implantar no município de São Paulo um curso que correspondesse às demandas de formação profissional para atender às atividades junto às comunidades. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada em 2006, com base nos Programas de Saúde da Família (PSF), estabeleceu dentre algumas metas a valorização dos profissionais de saúde por meio do estímulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação. Assim, o curso da UNINOVE foi concebido na perspectiva de suprir a necessidade de profissionais preparados, com o perfil adequado para atuar na comunidade, visando a organização dos serviços e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da participação ativa do sujeito e da comunidade, tendo como referencial as orientações sobre a saúde nos domicílios, consideradas ferramentas essenciais para a implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A ESF significa a possibilidade de reordenação dos serviços de saúde, pois, ao atuar na atenção básica, poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, promovendo a saúde e não apenas curando doenças. A racionalização na utilização do sistema de saúde nos níveis de complexidades secundários e terciários evita internações desnecessárias, garante acessibilidade e equidade, facilita o controle social sobre o sistema e causa impactos sobre o perfil epidemiológico populacional, já que cuidados de saúde orientados para a atenção primária são reconhecidamente mais eficazes.

O curso da UNINOVE tem em sua matriz curricular conteúdos programáticos atualizados permanentemente, oferecidos por professores com pós-graduação nas áreas específicas. Os conteúdos programáticos são apresentados e discutidos em salas de aulas. São utilizadas diferentes metodologias para facilitar o aprendizado do aluno. Os laboratórios de anatomia, biociências e informática estão equipados com materiais de excelente qualidade. A universidade promove muitos eventos e cursos internos, dos quais os alunos podem participar. Os estudantes, ainda, são estimulados a participar dos projetos de pesquisa e extensão, que visam trazer evidências científicas e propiciar ferramentas para intervenções e avaliações no mundo do trabalho. Numa perspectiva proativa das ações em Saúde e Políticas Públicas, o curso de Formação Específica em Saúde Comunitária e da Família da UNINOVE proporciona ao aluno desenvolver suas competências e habilidades pautadas num processo de cuidar dialógico e humanista, que valoriza as singularidades do indivíduo, ao mesmo tempo em que busca compreender as características e os problemas da coletividade, atuando na promoção, prevenção e recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, obedecendo aos preceitos da ética e da legalidade.


A formação proporciona ao profissional conhecimentos que o capacitam para atender na própria comunidade, entrando em contato direto e permanente com as famílias; o que facilita o trabalho de vigilância e promoção à saúde, assim como a inter-relação com a equipe multiprofissional e a intersetorialidade.

 Na atualidade, as políticas públicas de saúde têm sofrido mudanças constantes, assim, se faz necessária a formação de um profissional que possa acompanhar as transformações no setor da saúde e levar estas novas tendências às comunidades, por meio da educação e de ações de promoção à saúde, no âmbito individual e coletivo. Os conteúdos programáticos desenvolvidos durante o curso estão voltados para a apropriação de saberes, práticas e atitudes que favoreçam o trabalho na comunidade, levando em consideração as culturas diversas, no intuito de atribuir valores e agregar dois saberes distintos: o científico e o popular. São atividades inerentes a este profissional: orientar a comunidade para a promoção da saúde e prevenção de doenças; fazer diagnóstico de saúde populacional; rastrear focos de doenças específicas e agravos à saúde; promover educação sanitária e ambiental; participar de campanhas preventivas; promover aproximação entre os equipamentos sociais e de saúde, comunidade e poder público; executar tarefas administrativas.








   
 
 
   

Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade