Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços



  Enviar por email Imprimir

Duração: 4 semestres

Turnos: Matutino

Oferecido em:

Modalidade: Semipresencial.

Coordenadores: Profa Ms. Daniela Cristina Montes, Profa Ms. Gisela Cardoso Ziliotto, Profa Ms. Graciene Lannes Leite, Profa Ms. Irene England Schoereder, Profa Andrea Cristina Caseiro e Profa Ms. Neusa Fukuya
 



A proposta para a criação da Formação Específica em Saúde Comunitária e da Família surgiu da necessidade de implantar no município de São Paulo um curso que correspondesse às demandas de formação profissional para atender às atividades junto às comunidades. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada em 2006, com base nos Programas de Saúde da Família (PSF), estabeleceu dentre algumas metas a valorização dos profissionais de saúde por meio do estímulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação. Assim, o curso da UNINOVE foi concebido na perspectiva de suprir a necessidade de profissionais preparados, com o perfil adequado para atuar na comunidade, visando a organização dos serviços e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da participação ativa do sujeito e da comunidade, tendo como referencial as orientações sobre a saúde nos domicílios, consideradas ferramentas essenciais para a implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A ESF significa a possibilidade de reordenação dos serviços de saúde, pois, ao atuar na atenção básica, poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, promovendo a saúde e não apenas curando doenças. A racionalização na utilização do sistema de saúde nos níveis de complexidades secundários e terciários evita internações desnecessárias, garante acessibilidade e equidade, facilita o controle social sobre o sistema e causa impactos sobre o perfil epidemiológico populacional, já que cuidados de saúde orientados para a atenção primária são reconhecidamente mais eficazes.

O curso da UNINOVE tem em sua matriz curricular conteúdos programáticos atualizados permanentemente, oferecidos por professores com pós-graduação nas áreas específicas. Os conteúdos programáticos são apresentados e discutidos em salas de aulas. São utilizadas diferentes metodologias para facilitar o aprendizado do aluno. Os laboratórios de anatomia, biociências e informática estão equipados com materiais de excelente qualidade. A universidade promove muitos eventos e cursos internos, dos quais os alunos podem participar. Os estudantes, ainda, são estimulados a participar dos projetos de pesquisa e extensão, que visam trazer evidências científicas e propiciar ferramentas para intervenções e avaliações no mundo do trabalho. Numa perspectiva proativa das ações em Saúde e Políticas Públicas, o curso de Formação Específica em Saúde Comunitária e da Família da UNINOVE proporciona ao aluno desenvolver suas competências e habilidades pautadas num processo de cuidar dialógico e humanista, que valoriza as singularidades do indivíduo, ao mesmo tempo em que busca compreender as características e os problemas da coletividade, atuando na promoção, prevenção e recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, obedecendo aos preceitos da ética e da legalidade.


A formação proporciona ao profissional conhecimentos que o capacitam para atender na própria comunidade, entrando em contato direto e permanente com as famílias; o que facilita o trabalho de vigilância e promoção à saúde, assim como a inter-relação com a equipe multiprofissional e a intersetorialidade.

 Na atualidade, as políticas públicas de saúde têm sofrido mudanças constantes, assim, se faz necessária a formação de um profissional que possa acompanhar as transformações no setor da saúde e levar estas novas tendências às comunidades, por meio da educação e de ações de promoção à saúde, no âmbito individual e coletivo. Os conteúdos programáticos desenvolvidos durante o curso estão voltados para a apropriação de saberes, práticas e atitudes que favoreçam o trabalho na comunidade, levando em consideração as culturas diversas, no intuito de atribuir valores e agregar dois saberes distintos: o científico e o popular. São atividades inerentes a este profissional: orientar a comunidade para a promoção da saúde e prevenção de doenças; fazer diagnóstico de saúde populacional; rastrear focos de doenças específicas e agravos à saúde; promover educação sanitária e ambiental; participar de campanhas preventivas; promover aproximação entre os equipamentos sociais e de saúde, comunidade e poder público; executar tarefas administrativas.








   
 
 
   

Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade