Central do 

Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços



  Enviar por email Imprimir

Duração: 4 semestres

Turnos: Matutino;Noturno

Oferecido em:

Coordenadores: Profa. Dra Ana Paula França, Profa Dra Andreia Madruga de Oliveira e Profa Dra Daniela Silveira



Nas últimas décadas, o setor alimentício alcançou índices vertiginosos de produção e consumo, relacionados principalmente à melhoria das condições socioeconômicas da população e ao avanço tecnológico da produção neste setor.
Neste contexto, deparamo-nos com a necessidade da garantia de boas condições higiênico-sanitárias dos locais de produção, distribuição e consumo de alimentos, bem como da execução de técnicas previstas nas normas vigentes de Vigilância Sanitária.

Portanto, a formação de profissionais nesta área é de fundamental importância para consolidação das políticas de Saúde em uma metrópole como São Paulo, considerando-se não apenas a dimensão populacional de cerca de 11 milhões de habitantes, mas de toda a região metropolitana, composta por 38 municípios circunvizinhos, totalizando, segundo o IBGE, 19 milhões de habitantes.

O curso de Agente Sanitário de Alimentos caracteriza-se como uma importante proposta para a formação de um profissional qualificado, agente de promoção da saúde. Esse profissional atuará na concepção e prática de estratégias e ações para melhoria da qualidade e segurança alimentar, bem como nas questões de higiene e segurança nos locais de trabalho vinculados à produção e distribuição de alimentos. 

O curso está embasado em uma matriz curricular com disciplinas básicas e específicas, que atendem à construção do conhecimento necessário à prática profissional do agente. Com o propósito de garantir a qualidade da formação deste profissional, a UNINOVE conta com um corpo docente formado por Mestres e Doutores, além de oferecer infraestrutura laboratorial previamente planejada para o ensino das disciplinas práticas do curso.
Além dos laboratórios multidisciplinares de Anatomia, Biociências, Microscopia, Bioquímica e Informática, destacamos os laboratórios específicos de Cozinha Experimental e Preparo dos Alimentos, Higiene e Controle dos Alimentos, Microbiologia dos Alimentos, Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos.       
O incentivo crescente da UNINOVE às atividades de extensão e pesquisa, por meio de participação em projetos de iniciação científica, propicia a formação de profissionais mais capacitados, críticos e questionadores.
Cabe ressaltar que o suporte laboratorial vai além das atividades práticas previamente definidas na matriz curricular. Apesar das aulas práticas acontecerem no período matutino e noturno, as atividades laboratoriais se estendem ao período vespertino e aos sábados, proporcionando horas extras de estudos nesses ambientes, com o apoio dos auxiliares técnicos e tendo à disposição os modernos equipamentos e materiais dos laboratórios da UNINOVE. 


O profissional egresso do curso de Agente Sanitário de Alimentos da UNINOVE estará apto a desenvolver atividades técnicas específicas de controle sanitário de alimentos, compondo, portanto, as equipes que atuam em serviços de alimentação e nutrição, participando das ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e coletividades.
Este profissional pode atuar desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em alimentação, privilegiando o acesso às ações de higiene e saúde, auxiliando e/ou desenvolvendo atividades como: acompanhamento e avaliação de procedimentos culinários à luz das normas sanitárias vigentes; avaliação das condições higiênico-sanitárias dos locais de produção e distribuição de alimentos; controle dos procedimentos de higiene pessoal e de manipulação dos alimentos; orientações de prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs); análise dos rótulos de produtos alimentícios para verificação das exigências regulatórias; execução de técnicas previstas nas normas de Vigilância Sanitária, relativas aos serviços de alimentação; indicação das medidas de saneamento em unidades de alimentação (abastecimento de água, lixo, insetos e roedores); controle dos procedimentos para limpeza, desinfecção e esterilização de ambiente, equipamentos e utensílios, entre outros.








   
 
 
   

Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade