Central do Aluno

Sobre a UNINOVE Visite a UNINOVE FMR FAC Avaliação Institucional Estágio e Carreira Pesquisas e Publicações Educação a Distância Central de Notícias Central de Eventos TV UNINOVE UNINOVE na Web Jornal da UNINOVE Sala de Imprensa
Biblioteca
Bolsas e Benefícios
Autenticidade dos certificados emitidos pela UNINOVE.

Central de Download
Colaborador
Acessibilidade » Para aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo, segure a tecla Ctrl e pressione + ou - no seu teclado.

Ctrl + + = Aumenta o site.
Ctrl + - = Diminui o site.


Se preferir, use as teclas de atalho (acesskeys) para facilitar a sua navegação:
• No Internet Explorer, segure Alt + a tecla desejada.
• Em outros navegadores, segure Alt + Shift + a tecla correspondente.

Alt + T = Topo da página
Alt + B = Busca no portal
Alt + M = Menu principal
Alt + C = Início do Conteúdo
Todos os serviços



  Enviar por email Imprimir

Duração: 4 semestres

Turnos: Matutino;Noturno

Oferecido em:

Coordenadores: Profa. Dra Ana Paula França, Profa Dra Andreia Madruga de Oliveira e Profa Dra Daniela Silveira



Nas últimas décadas, o setor alimentício alcançou índices vertiginosos de produção e consumo, relacionados principalmente à melhoria das condições socioeconômicas da população e ao avanço tecnológico da produção neste setor.
Neste contexto, deparamo-nos com a necessidade da garantia de boas condições higiênico-sanitárias dos locais de produção, distribuição e consumo de alimentos, bem como da execução de técnicas previstas nas normas vigentes de Vigilância Sanitária.

Portanto, a formação de profissionais nesta área é de fundamental importância para consolidação das políticas de Saúde em uma metrópole como São Paulo, considerando-se não apenas a dimensão populacional de cerca de 11 milhões de habitantes, mas de toda a região metropolitana, composta por 38 municípios circunvizinhos, totalizando, segundo o IBGE, 19 milhões de habitantes.

O curso de Agente Sanitário de Alimentos caracteriza-se como uma importante proposta para a formação de um profissional qualificado, agente de promoção da saúde. Esse profissional atuará na concepção e prática de estratégias e ações para melhoria da qualidade e segurança alimentar, bem como nas questões de higiene e segurança nos locais de trabalho vinculados à produção e distribuição de alimentos. 

O curso está embasado em uma matriz curricular com disciplinas básicas e específicas, que atendem à construção do conhecimento necessário à prática profissional do agente. Com o propósito de garantir a qualidade da formação deste profissional, a UNINOVE conta com um corpo docente formado por Mestres e Doutores, além de oferecer infraestrutura laboratorial previamente planejada para o ensino das disciplinas práticas do curso.
Além dos laboratórios multidisciplinares de Anatomia, Biociências, Microscopia, Bioquímica e Informática, destacamos os laboratórios específicos de Cozinha Experimental e Preparo dos Alimentos, Higiene e Controle dos Alimentos, Microbiologia dos Alimentos, Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos.       
O incentivo crescente da UNINOVE às atividades de extensão e pesquisa, por meio de participação em projetos de iniciação científica, propicia a formação de profissionais mais capacitados, críticos e questionadores.
Cabe ressaltar que o suporte laboratorial vai além das atividades práticas previamente definidas na matriz curricular. Apesar das aulas práticas acontecerem no período matutino e noturno, as atividades laboratoriais se estendem ao período vespertino e aos sábados, proporcionando horas extras de estudos nesses ambientes, com o apoio dos auxiliares técnicos e tendo à disposição os modernos equipamentos e materiais dos laboratórios da UNINOVE. 


O profissional egresso do curso de Agente Sanitário de Alimentos da UNINOVE estará apto a desenvolver atividades técnicas específicas de controle sanitário de alimentos, compondo, portanto, as equipes que atuam em serviços de alimentação e nutrição, participando das ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e coletividades.
Este profissional pode atuar desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em alimentação, privilegiando o acesso às ações de higiene e saúde, auxiliando e/ou desenvolvendo atividades como: acompanhamento e avaliação de procedimentos culinários à luz das normas sanitárias vigentes; avaliação das condições higiênico-sanitárias dos locais de produção e distribuição de alimentos; controle dos procedimentos de higiene pessoal e de manipulação dos alimentos; orientações de prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs); análise dos rótulos de produtos alimentícios para verificação das exigências regulatórias; execução de técnicas previstas nas normas de Vigilância Sanitária, relativas aos serviços de alimentação; indicação das medidas de saneamento em unidades de alimentação (abastecimento de água, lixo, insetos e roedores); controle dos procedimentos para limpeza, desinfecção e esterilização de ambiente, equipamentos e utensílios, entre outros.








   
 
 
   

Voltar Topo


Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Vila Prudente
Av. Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, 1363
(entrada pela Rua Itamumbuca, 229)
Veja como chegar
Atendimento a Candidatos
© 2008 - 2014 UNINOVE
Todos os direitos reservados
Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade