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Mestrado e Doutorado UNINOVE
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Coordenação:
Prof. Dr. Benny Kramer Costa
Fone: (11) 3665-9321 / 9344
E-mail: mpage@uninove.br

› MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DO ESPORTE

Linha de Pesquisa

Área de Concentração: Gestão do Esporte

O desenvolvimento econômico do país nas últimas décadas e a globalização impulsionam a adoção de novos modelos de gestão por organizações do esporte. Verifica-se a gradual redefinição de estratégias de negócios e de marketing e o aumento da pressão por mudanças na regulação deste setor com vistas a acompanhar as transformações econômicas, políticas e sociais no contexto nacional e mundial. Portanto, além da demanda por maior transparência, observa-se o amadurecimento intra e inter-organizacional no Setor do Esporte em termos de Estratégia e Governança e de Marketing Esportivo.

a) Linha de Pesquisa 1: Estratégia e Governança no Esporte


O objetivo desta linha é investigar o ambiente interno e externo das organizações esportivas como aspecto relevante para a estratégia e governança do esporte, com o intuito de melhorar a competitividade setorial para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. A linha de pesquisa reúne estudos realizados nas áreas de gestão de pessoas, governança das organizações, finanças aplicadas, direito e legislação, gestão estratégica, empreendedorismo, políticas de negócios e políticas públicas. Espera-se que os resultados se convertam em contribuições relevantes para a construção do conhecimento, de forma a proporcionar benefícios para a prática de gestão nas organizações esportivas.

Grupo de Pesquisa (CNPQ):

GENOVE Estratégia e Governança - Grupo de Estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte, Estratégia e Governança http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=0321602S2ENV4Y

b) Linha de Pesquisa 2: Marketing Esportivo


O objetivo desta linha é descrever e investigar aspectos mercadológicos relacionados à indústria do esporte considerando a perspectiva histórica, o contexto atual e as tendências futuras das práticas adotadas pelas organizações do setor. Entre os aspectos estudados na esfera do marketing esportivo estão: a gestão de patrocínio, de marcas e de imagem; o processo de decisão dos consumidores de produtos esportivos; a gestão de canais de distribuição;a gestão de eventos esportivos; e o legado de megaeventos. Desta forma a linha contribuirá para a prática da gestão do esporte por meio da adequação ou elaboração de modelos de gestão mercadológica adaptadas às necessidades e características das organizações privadas e públicas no cenário nacional.

Grupo de Pesquisa (CNPQ):

GENOVE Marketing - Grupo de Estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte e Marketing
http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=0321602ELVPZ6G

Projetos-eixo da Linha de Estratégia e Governança no Esporte

Projeto-eixo: Estratégia no Setor do Esporte


A área de estratégia se constitui num importante marco para o desenvolvimento da atividade do esporte. Nesta linha, o objetivo do eixo contempla os estudos de stakeholders, os cenários prospectivos, a cocriação de valor, a competitividade e a execução de estratégias, envolvendo organizações e instituições do esporte, nos setores público e privado. Neste contexto são considerados teorias e modelos consagrados e novas concepções e modelos da estratégia. Dentre as metodologias, métodos e tipos de pesquisas empregadas, incluem ensaios teóricos, estudos bibliométricos e sociométricos, grounded theory, estudos de casos, e análises multivariadas. Espera-se como resultado a consolidação de teorias e modelos e a aplicação investigativa destes na área do esporte.

Docente responsável: Benny Kramer Costa
Docentes colaboradores: Manuel Portugal Ferreira e Fernando A. Ribeiro Serra

Projeto-eixo: Contabilidade e Gestão Financeira no Esporte


A gestão financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar uma tomada de decisão eficiente para captação e alocação de recursos de capital. Nesse contexto, objetiva-se entender a realidade operacional, mensurar a posição econômico-financeira e prospectar tendências futuras em bases orçamentárias para empresas com fins lucrativos, clubes, fundações e demais organizações. Os resultados esperados pretendem estudar os diferentes modelos para alocação ótima de investimentos diversificados no mercado financeiro, estudar o impacto financeiro sob diversos cenários via simulação e comparar as diferentes metodologias para o cálculo do custo de capital nas empresas. A metodologia a ser aplicada baseia-se em estudos empíricos com enfoque quantitativo em regressão, estudos de evento, análise estatística multivariada, séries temporais e análise em painel.

Docente responsável: Daniel Reed Bergmann

Projeto-eixo: Gestão de Pessoas no Cenário Esportivo


O estudo da gestão de pessoas em organizações esportivas tem ganhado considerável espaço na literatura esportiva e em outras ciências sociais. No entanto, pouca atenção tem sido dada para a formação profissional diante das rápidas transformações sociais e econômicas. Os objetivos dessa investigação são contribuir para a compreensão da necessidade da contextualização das teorias e das práticas da gestão no contexto das confederações e federações desportivas, clubes, academias, estádios, bem como, no gerenciamento de eventos e megaeventos como a Copa FIFA 2014 e as Olimpíadas 2016. Combinam-se novas competências para o gestor esportivo lidar no mercado competitivo, a identificação de conceitos, incorporando estudos sobre liderança, motivação, ética e a diferença de gênero na gestão de pessoas. Para tanto as metodologias serão: estudos de caso, survey, pesquisa ação, representação social e análise de conteúdo. Espera-se como resultado o mapeamento dos modelos de gestão adotados  no país e sua evolução na última década, e a proposição de novos modelos de gestão que combinem a experiência nacional e internacional nas organizações esportivas.

Docente responsável: Euza Maria de Paiva Gomes

Projeto-eixo: Políticas Públicas no Esporte


No início do século XXI o esporte apresenta-se como a prestação de serviços que mais cresce no mundo com capacidade de geração de riquezas e de empregabilidade. As mudanças de concepção do esporte nas relações econômicas e sociais também colocam desafios para as políticas públicas. O objetivo deste projeto é entender a nova dimensão econômica do esporte e o seu potencial enquanto políticas públicas é o imenso desafio colocado para os gestores da área, tanto nas relações de mercado como para o desenvolvimento de uma nova concepção de governança. Nesse caso, a metodologia a ser aplicada fundamenta-se em pesquisas qualitativas e quantitativas, com técnicas e procedimentos baseados em estudos de caso e surveys, utilizando para instrumentos de coletas de dados questionários, entrevistas e análise de conteúdo. Os resultados esperados são de solidificar e estabelecer estratégias que possam desenvolver políticas públicas no esporte brasileiro de maneira consistente e contínua.

Docente responsável: Hergos Ritor Fróes de Couto
Docente colaborador: Edson A. Edinho Silva

Projeto-eixo: Estratégia e Internacionalização em Negócios do Esporte


O conceito de atuação global já tem algum tempo, porém a área de conhecimento de Negócios Internacionais é ainda relativamente nova quando comparada a outros campos de conhecimento em Administração. Esta área aliada a de Negócios de Esporte apresenta ainda maiores desafios pela escassez de trabalhos acadêmicos em Internacionalização de Negócios de Esporte. Este projeto eixo tem como objetivo, a partir do uso de conceitos de Negócios Internacionais, estudar de forma específica negócios ligados ao esporte, desde marcas globais ligadas ao segmento (por exemplo, a Nike), a internacionalização de organizações esportivas (por exemplo, a FIFA) ou negócios que aproveitam o esporte como meio de internacionalização (por exemplo o Banco do Brasil por intermédio do voleibol). Visa estudar organizações internacionais no contexto brasileiro, assim como as organizações nacionais com intenção de internacionalização. Por intermédio de estudos de caso, surveys e outros estudos empíricos e teóricos, procurar-se-á compreender melhor os contextos, fatores e relações causais específicos da Internacionalização de Negócios fortemente fundamentados ou suportados pelo Esporte.

Docente responsável: Manuel Portugal Ferreira
Docentes colaboradores: Fernando A. Ribeiro Serra e Benny Kramer Costa

Projeto-eixo: Governança e Regulação do Esporte


Análise dos princípios e melhores práticas de governança do Esporte, com especial enfoque na regulação jurídica partindo de uma perspectiva internacional e comparada. A partir da identificação dos princípios e melhores práticas presentes em leis de outros países, com enfoque para os Estados Unidos e Alemanha. O objetivo deste projeto é analisar as entidades e a legislação desportivas brasileiras. Para tanto, será empregada metodologia qualitativa em entidades esportivas, com o uso de estudos de casos, análise de conteúdo sob a perspectiva do Direito Comparado e análise de legislação do esporte. Espera-se como resultado definir uma lista de melhores práticas recomendadas internacionalmente, identificando qual o status atual da legislação e entidades desportivas brasileiras. Consequentemente, busca-se o aprimoramento da governança do esporte em geral, da legislação e das entidades esportivas em especial.
 
Docente responsável: Marcelo de Aguiar Coimbra
Docente colaborador: Roberto Maluf de Mesquita

Projeto-eixo: Governança no Esporte


As organizações em geral, sejam elas de natureza privada, pública ou não governamental, têm sido profundamente afetadas pelas mudanças recentes no contexto brasileiro e, de forma ampla, pelos processos de globalização, liberalização e desregulação dos mercados. Dentre os fatores que têm afetado as organizações, incluindo as organizações esportivas, um dos mais relevantes está relacionado à forma de governança experimentada pelas organizações, ou seja, a sua relação com acionistas/donos e stakeholders. A governança corporativa passou a receber uma atenção crescente por parte de conselheiros, dirigentes, investidores, stakeholders e agentes reguladores. Estes grupos procuram compreender e avaliar melhor se as organizações são dirigidas de forma eficiente, efetiva, ética, financeiramente saudável, entre outros. As organizações ligadas aos Esportes não são uma exceção e as diretamente ligadas são um tanto sensíveis à forma de governança. Os recentes problemas ligados à FIFA nas organizações dos seus campeonatos e relação com patrocinadores, assim como com empresas esportivas e de outras áreas ligadas ao patrocínio de esportes, como a gestão de clubes esportivos, reforçam a importância do desenvolvimento de estudos e pesquisas de melhores mecanismos de governança em esportes. O estudo de casos de sucesso e fracasso no Brasil e no exterior, assim como a realização de estudos teóricos e empíricos que possibilitem que o conhecimento do campo de estudo em outras áreas possa ser aplicado no contexto de Esportes, é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e prático deste tema.

Docente responsável: Fernando A. Ribeiro Serra
Docentes colaboradores: Manuel Portugal Ferreira e Benny Kramer Costa

Projeto-eixo: Administração de Pequenas Organizações Ligadas ao Esporte


As pequenas organizações, principalmente as empresas de micro e pequeno portes, constituem mais de 90% das organizações no Brasil e na maioria das economias. Nos países em geral, elas continuam carentes de  estudos em profundidade, atividades de ensino adequadas e profissionais bem preparados para que sejam bem conhecidas e administradas. Isso ocorre em boa parte devido ao foco exclusivo nas grandes organizações da maioria dos programas de ensino e pesquisa e dos conteúdos de ensino na área da Administração. O mesmo ocorre especificamente com as pequenas organizações ligadas ao esporte, também muito numerosas, como as academias de musculação, as escolas de diferentes atividades esportivas (natação, atletismo, esportes equestres, tênis, escalada e muitas outras), as assessorias esportivas, as pequenas associações de corredores de rua, os pequenos clubes de esporte. São pequenas organizações que asseguram a iniciação de novos desportistas e de futuros campeões. Oferecerem orientação profissional e oportunidade para a prática de atividades físicas e esportivas às sociedades em geral. Dadas as carências apontadas e ao relevante papel das pequenas organizações ligadas ao esporte na melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento socioeconômico das sociedades, elas constituem nosso objeto de atenção na pesquisa e no ensino no Mestrado Profissional em Gestão do Esporte, da UNINOVE. Nosso interesse se concentra principalmente nos processos de gestão estratégica, de relação dos dirigentes e de subjetividade que estabelecem as orientações para o desenvolvimento dessas organizações. Considerando-se a utilidade dos métodos qualitativos para a compreensão de tais processos, eles serão privilegiados.

Docente responsável: Edmilson Oliveira Lima
Docente colaborador: Vânia J. Nassif

Projeto-eixo: Empreendedorismo no Esporte


Observa-se tendência de realização de estudos que procuram caracterizar o administrador esportivo e demonstrar a importância da formação e da aquisição de conhecimentos em administração esportiva para o docente de cursos de Educação Física, para profissionais gerenciadores de clubes, ligas e órgãos públicos de administração do esporte, entretanto, esses estudos não se relacionam com a linha temática do empreendedorismo. Em razão dessa lacuna no conhecimento, esse projeto visa desenvolver pesquisas que compreendem o empreendedorismo como campo de negócio do esporte. As pesquisas que emergiram desse eixo temático tem por objetivo: identificar características e comportamentos empreendedores para a geração de ideias no setor de esportes. Como resultado, espera-se abrir perspectivas de novos estudos aplicados à área do empreendedorismo no esporte que contribuam de fato para a prática e a geração de empresas mais preparadas nesse campo.

Docente responsável: Vânia J. Nassif
Docente colaborador: Edmilson Oliveira Lima

Projetos-eixo da Linha de Marketing Esportivo

Projeto-eixo: Gestão de Megaeventos Esportivos


Em virtude dos diversos megaeventos esportivos sediados no Brasil, como Jogos Sul-Americanos em 2002, Jogos Pan-Americanos em 2007, Jogos Mundiais Militares em 2011 e inúmeros Campeonatos Mundiais de diferentes modalidades esportivas, a gestão do esporte passou a estar ainda mais em evidência. O auge deste fenômeno está marcado para 2014 e 2016. Neste contexto, o presente projeto visa relacionar os pressupostos teóricos apresentados nas candidaturas dos megaeventos esportivos com a realidade prática percebida a partir da sua concepção, realização e legado para a marca Brasil. Os métodos utilizados incluem ensaios teóricos, estudos de casos e análises multivariadas. Espera-se como resultado a redefinição de abordagem e modelos de análise que considere as intervenientes mercadológicas na mensuração de resultados e os benefícios da imagem da marca Brasil.

Docente responsável: Roberto Maluf de Mesquita
Docente colaborador: Marcelo de Aguiar Coimbra

Projeto-eixo: Gestão de Marcas no Esporte


O estudo do comportamento do consumidor esportivo, marcas no esporte, patrocínio esportivo e o uso das mídias sociais no esporte. O objetivo dessa investigação é contribuir para uma melhor compreensão dos assuntos relacionados dentro do universo do marketing esportivo, além de estudar os fundamentos teóricos que compõem os estudos no tema. Dentre as metodologias, métodos e tipos de pesquisas utilizadas, incluem pesquisa empírica, análises qualitativas e quantitativas, estudos de caso e ensaios teóricos. Como resultado este projeto visa compreender melhor os casos de sucesso e insucesso em gestão esportiva, além da consolidação de teorias e modelos possíveis de aplicação.

Docente responsável: Fernando A. Fleury (Fernando de Andrade Franco Malagrino)
Docente colaborador: João M. C. Malaia Santos

Projeto-eixo: Gestão de Eventos Esportivos


A Gestão de Eventos Esportivos tem ganhado destaque, principalmente, em razão das consequências que este tipo de acontecimento pode gerar. Estudos relacionados com a Gestão de Eventos Esportivos possuem como objetivos temas relacionados com o impacto econômico, político, social e cultural que se apresentam durante o planejamento, organização e execução dos diversos tipos de Eventos Esportivos. A metodologia a ser aplicada baseia-se em pesquisas descritivas, análises qualitativas, quantitativas e estudos de caso.

Docente responsável: Leandro Carlos Mazzei
Docente colaborador: Mário Luiz Soares

Projeto-eixo: História Econômica do Esporte – Negócios e Mercado 

Este projeto procura abrigar investigações sobre a história econômica da organização dos esportes através de sua inserção no mundo dos negócios e mercado. Atualmente, as pesquisas sobre a história dos esportes vêm ganhando fôlego, no entanto, pouca atenção tem sido dada à questão econômica, estrutural, gerencial e organizacional desta atividade. O objetivo deste projeto é contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos mercadológicos da história das atividades esportivas. A metodologia apoia-se na pesquisa empírica com fontes históricas materiais e culturais, análises qualitativas, quantitativas e seriais, estudos de caso e ensaios conceituais. Como resultado espera-se contribuir na proposição de iniciativas de gestão, negócios e marketing esportivos pensados a partir da compreensão histórica do esporte.

Docente responsável: João M. C. Malaia Santos
Docentes colaboradores: Fernando A. Fleury (Fernando de Andrade Franco Malagrino)


Projeto-eixo: Marketing Esportivo na Gestão de Esporte


Esta proposta incide sobre identificar e analisar as variáveis intervenientes (como os modelos de gestão de marketing inadequados; a falta da análise e interpretação do consumidor de produtos esportivos; inexistência de métrica para os aportes financeiros; interferência social/política e econômica na gestão profissional das instituições públicas e privadas, etc.) que contribuem para “falta de previsão nos empreendimentos de marketing” e que possam vir a dificultar o processo de gestão mercadológica. Quanto à metodologia opta-se pela abordagem exploratória - Estudo de caso -, dentre outros. Já no que se refere aos instrumentos de coleta de dados, a entrevista em profundidade e a análise de documentos – qualitativo e quantitativo – cujos resultados esperados são a consolidação da relação teórica/prática e do surgimento de uma nova perspectiva para a discussão do marketing esportivo na gestão do esporte.

Docente responsável: Mário Luiz Soares
Docente colaborador: Patricia de Salles Vance

Projeto-eixo: Gestão de Canais de Distribuição e Comercialização de Artigos Esportivos 


O licenciamento e a comercialização de artigos esportivos destacam-se entre as distintas fontes de receita das organizações do esporte. Com desenvolvimento da tecnologia de informação e dos meios de comunicação, uma das mais dramáticas mudanças no ambiente de compras foi a proliferação de canais de distribuição por meio dos quais consumidores e empresas interagem.  Fabricantes, atacadistas e varejistas defrontam-se com novas opções para atender seus clientes. Lojas virtuais, terminais eletrônicos com acesso à internet, centrais telefônicas, consultoras, canais de televisão, catálogos e lojas físicas constituem locais disponíveis para a realização de compras. O objetivo deste projeto é investigar a evolução das estratégias utilizadas por clubes esportivos para a ampliação e diversificação de sua receita, a comparação das práticas adotadas por organizações do esporte no país e no exterior e a análise do comportamento de compra dos espectadores. Métodos de pesquisa qualitativos (estudos de caso) e quantitativos (surveys) são adotados para o estudo do tema. Espera-se com esta investigação traçar tendências, propor estratégias de distribuição de produtos que possibilitem o crescimento da receita de organizações do esporte no país e identificar novos modelos de gestão de canais de distribuição vis-á-vis a experiência de países desenvolvidos.

Docente responsável: Patricia de Salles Vance
Docentes colaboradores: Daniel Reed Bergmann e Fernando A. Fleury (Fernando de Andrade Franco Malagrino)

Projeto-eixo: Planejamento de Eventos do Esporte 


Este projeto investiga o processo de planejamento de eventos e a identificação dos fatores críticos para a realização de legados físicos. Esta área de trabalho estuda a falta de planejamento que até agora tem sido comum na realização de Jogos Olímpicos e a construção de grandes instalações sem claro aproveitamento futuro, como aconteceu em Sydney, Atenas, Pequim e, agora, em Londres. O projeto inclui um estudo de caso em Londres para uma 3ª edição do evento Gestão Estratégica de Esportes (Masterman, no prelo), a investigação sobre o planejamento dos Jogos de Sochi, em colaboração com a intencional Olímpico russo grupo de pesquisa da Universidade, e a investigação do planejamento dos Jogos Olímpicos do Rio. Pretende-se continuar esta linha de trabalho com o Rio para um estudo comparativo entre estes três eventos. Ao final, espera-se como resultado, contribuir com recomendações para um planejamento mais eficaz e eficiente dos investimentos em instalações físicas para megaeventos.

Docente responsável: Guy Masterman
Docentes colaboradores: Roberto Maluf de Mesquita e Leandro Carlos Mazzei




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