Central do Aluno

Mestrado em Educação

Apresentação do Programa
Linha de Pesquisa
Corpo Docente
Qualificações e Defesas
Dissertações e Teses
Processo Seletivo
Aluno Especial
Estrutura Curricular
Eventos
Informações Acadêmicas
Links
Mestrados e Doutorados UNINOVE
Publicações Científicas do Programa
Registre seu Interesse

Coordenação:
Prof. Dr. José Eustáquio Romão

Avenida Francisco Matarazzo nº 612 – 1º andar Prédio A
Água Branca - São Paulo/SP - Brasil
CEP: 05001-100

Fone:
55 (0xx11) 3665-9312

 

PPGE Membro do
 Conselho Latino-americano de Ciências Sociais

Terezinha Azerêdo Rios

Currículo Lattes


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1965), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora do Mestrado em Educação do Centro Universitário Nove de Julho - Uninove (SP), tendo feito parte, por mais de 30 anos, do quadro de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP. Trabalhou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação/Currículo, no convênio PUCSP / Universidade Pedagógica - Moçambique. É membro do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora. Tem desenvolvido trabalhos na área da Filosofia, da Ética e da Didática e Filosofia da Educação, voltando sua reflexão sobre os temas dos Fundamentos da Educação, da Formação de Professores, da Competência Profissional.

Produção Bibliográfica

1. Livros

RIOS, Terezinha Azerêdo . Compreender e ensinar - por uma docência da melhor qualidade.. 6a.. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
RIOS, Terezinha Azerêdo . Ética e competência.. 16a. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo; LORIERI, Marcos Antonio . Filosofia na escola - o prazer da reflexão. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2004. v. 1. 88 p.
RIOS, Terezinha Azerêdo . Comprender y enseñar - por una docencia de la mejor calidad. . Barcelona: Graó, 2003.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo ; LATERZA, Moacyr. Filosofia da educação - fundamentos.. São Paulo: Editora Herder, 1971. v. 1.
RIOS, Terezinha Azerêdo ; LATERZA, Moacyr. Filosofia da educação - fundamentos.. São Paulo: Editora Herder, 1971. v. 2.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. As pessoas que a gente não vê. In: Myriam Veras Baptista. (Org.). Abrigo: comunidade de acolhida e socioeducação. 1 ed. São Paulo: Instituto Camargo Corrêa, 2006, v. 1, p. 15-21.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Didática e filosofia da educação: caminhos para um diálogo. In: Aida Maria Monteiro Silva; Márcia Maria de Oliveira Melo. (Org.). Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social. 1 ed. Recife - PE: ENDIPE, 2006, v. , p. 105-117.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. Avaliação institucional das universidades brasileiras - a experiência da PUC-SP. In: Fernando José de Almeida. (Org.). Avaliação educacional em debate - experiências no Brasil e na França. 01 ed. São Paulo: Cortez Editora / EDUC-Editora da PUCSP, 2005, v. 01, p. 89-98.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Filosofia e Educação: um encontro marcado no cinema. In: Joana Paulin Romanowski; Pura Lúcia Oliver Martins; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: formação docente, aprendizado e ensino. 1 ed. Curitiba - PR: Champagnat, 2005, v. 5, p. 169-178.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo . Ética, ciência e exclusão social. In: José Sérgio Carvalho. (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. 1 ed. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2004, v. 1, p. 118-129.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e interdisciplinaridade.. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2003, v. , p. 121-136
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ofício de professor: títulos e rótulos ou A desafiadora construção da identidade. In: ALMEIDA, Ana M.; LIMA, Maria Socorro L.; SILVA, Silvina P. (Org.). Dialogando com a escola. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha/UECE, 2002, v. , p. 110-121.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Competência ou competências - o novo e o original na formação de professores. In: ROSA, Dalva E.G.; SOUZA, Vanilton C. de. (Org.). Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002, v. , p. 154-172.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo . Ética, ciência e inclusão social. In: MATOS, Cauê. (Org.). Ciência e inclusão social. 143 ed. São Paulo: Terceira Margem, 2002, v. , p. -.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Fundamentos, bases e alicerces: o olhar da ética sobre as políticas educacionais. In: BICUDO, Maria Aparecida V.; SILVA JR., Celestino A.. (Org.). Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: Editora UNESP, 1999, v. III, p. 17-25.
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. Avaliar: ver mais claro para caminhar mais longe.. In: RICO, E. M.. (Org.). Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez/IEE, 1998, v. , p. 111-116.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e utopia. In: ALMEIDA, C. et alii. (Org.). O humano, lugar do sagrado. São Paulo: Olho d'Água, 1995, v. , p. 23-32
 
RIOS, Terezinha Azerêdo. Limites e possibilidades de construção do projeto pedagógico numa perspectiva de alteridade. In: CASALI, A.; TOZZI, D.; NOGUEIRA, S. (Org.). A relação universidade/rede pública de ensino - desafios à reorganização curricular da pós-graduação em educação. São Paulo: Educ/FDE, 1994, v. , p. 49-59.
   
2. Artigos 

RIOS, Terezinha Azerêdo. O que será da avaliação sem a ética?. Cadernos Cenpec, v. 3, p. 45-52, 2007.
RIOS, Terezinha Azerêdo; GUEDES, M. L. Um olhar ético sobre o valor de educar. Revista de Educação (Campinas), v. 22, p. 17-24, 2007.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A escola inclusiva está incluindo o professor? Inclusão requer condições - do professor e do contexto. Presente! Revista de Educa
RIOS, Terezinha Azerêdo. A ética na pesquisa e a epistemologia do pesquisador. Psicologia em Revista, v. 12, p. 80-85, 2006. ção, v. 52, p. 36-38, 2006.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A ética na pesquisa e a epistmeologia do pesquisador. Psicologia em Revista (Online), v. 12, p. 80-85, 2006.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Formação para a cidadania: gesto de bem e beleza. Caderno Temático do Ciclo de Conferências da Constituinte Escolar, Belo Horizonte / MG, v. 1, p. 33-35, 2000.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Avesso do avesso.. Revista Educação, São Paulo, v. 27, n. 233, p. 80-80, 2000.
RIOS, Terezinha Azerêdo. De educação e alegria: corpo docente.. Jornal da Aneb Associação Brasileira de Escolas Batistas, Brasília / DF, v. II, n. 5, p. 8-8, 1999. RIOS, Terezinha Azerêdo. Indivíduo, ética e práxis.. Revista Inscrita do Conselho Federal de Serviço Social, v. II, n. 3, p. 27-32, 1998.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Projeto pedagógico: uma construção coletiva.. Seminários de Atualização Pedagógica, Bragança Paulista / SP, p. 75-94, 1998.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A dimensão ética da avaliação. Revista Pro Posições Unicamp, Campinas, v. 9, n. 3, p. 94-101, 1998.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Caminhos da competência.. Série Acadêmica da Puccamp, Campinas, v. 7, p. 30-40, 1998.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A dimensão ética da profissão. Ethos, São Paulo, v. 3, p. 38-44, 1997.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Significado de 'inovação‘ em educação: compromisso com o novo ou com a novidade?. Série Acadêmica da Puccamp, Campinas, v. 5, 1996.
RIOS, Terezinha Azerêdo. O lugar do professor na sociedade contemporânea.. Revista de Educação da Apeoesp, São Paulo, v. 8, p. 71-74, 1996.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e qualidade: desafios aos educadores.. Cadernos da Aec do Brasil, Brasília, p. 11-16, 1995.
RIOS, Terezinha Azerêdo; FUSARI, José Cerchi . Formação continuada dos profissionais de ensino. Cadernos CEDES - Antropologia e Educação Interfaces do Ensino e da Pesquisa, Campinas, v. 36, 1995.
RIOS, Terezinha Azerêdo. De educação e alegria: corpo docente. Presença Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 80-80, 1995.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e qualidade: desafios aos educadores. Revista Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n. 18, p. 109-111, 1994.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Competência e utopia. Projeto Pedagógico Revista do Cogeime, v. 3, n. 5, p. 11-16, 1994.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A autonomia como projeto - horizonte ético-político. Série Idéias, São Paulo, v. 16, p. 13-18, 1992.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Significado e pressupostos do projeto pedagógico. Série Idéias, São Paulo, v. 15, p. 73-77, 1992.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A importância dos conteúdos sócio-culturais no processo avaliativo.. Série Idéias, São Paulo, v. 8, p. 37-43, 1990.
RIOS, Terezinha Azerêdo. A exploração do possível - ponto de partida para o desejável. Cadernos CEDES - Antropologia e Educação Interfaces do Ensino e da Pesquisa, S.Paulo, v. 21, p. 72-76, 1988.
RIOS, Terezinha Azerêdo. O caminho do educador. Seminário Sobre Avaliação Educacional do Cenafor, São Paulo, 1982.
RIOS, Terezinha Azerêdo; FARES, Jacyra ; SILVA, Janete Bernardo da ; FUSARI, José Cerchi ; FERREIRA, Maria José Do Amaral ; CORTELLA, Mario Sergio ; PIMENTA, Selma Garrido. A interação escola-realidade mediada pela educação e pelo trabalho. Reflexões, São Paulo, v. 11, 1981.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Educação Agora - a relação pais-filhos. Militia, São Paulo, v. 10, n. XXIV, p. 42-43, 1971.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Educação Agora. Militia, São Paulo, v. 9, n. XXIII, p. 44-45, 1970.

Participação em projetos de Pesquisa

-
Docência nas instituições de ensino: desafios à formação continuada (Coordenadora)

Orientações em Andamento

Nome: Daniele G. Agnani Takase (Mestrado)
Título provisório:
A formação continuada de professores da rede estadual de Ensino de São Paulo no âmbito da inclusão

Nome: Rosana Stopiglia (Mestrado)
Título provisório:
A importância da formação pedagógica na atuação do docente de Enfermagem

 

 



Selecione abaixo uma de nossas unidades e clique ao lado para ter mais informações:




Memorial
Av. Dr. Adolpho Pinto, 109
Barra Funda - São Paulo-SP

Mapa da região
Atendimento a Candidatos
UNINOVE MobileAgora você pode acessar o Portal da UNINOVE de forma rápida e fácil pelo celular! Download Widget RSS da Notícia RSS do Evento Termos de Uso
e Política de Privacidade